twitter  youtube  facebook

Artigos

13/10/2016 - Artigos
Artigo - Um teto sobre paredes frágeis

A votação da PEC dos Gastos está pronta para acontecer. E será fruto da articulação política – uma atividade que não se via há muitos anos no país, principalmente na relação entre o governo federal e o Congresso Nacional. O presidente Michel Temer conta com bem mais do que os 308 necessários para a aprovação do primeiro grande teste de seu governo. Se passar com folga no plenário da Câmara dos Deputados, a proposta que muda a Constituição brasileira para impor um limite ao crescimento dos gastos públicos pode abrir caminho para outras medidas tão importantes quanto esta, sendo a reforma da Previdência a mais urgente.

03/10/2016 - Artigos
Artigo - Sem lideranças capazes é impossível alcançar patamares altos de desenvolvimento

Ainda em agosto deste ano, em artigo publicado aqui no Portal Guia do TRC (“Pragmatismo Eleitoral e Marketing Político: Crimes contra o País?” – 17/08/16), abordei o fato de que muitos empresários, exercendo em sua plenitude o “tal do pragmatismo”, contribuíam para as campanhas políticas de todos os partidos ao mesmo tempo, independentemente de suas ideologias, de seus programas e de seus valores éticos e morais, porque necessitam ficar “de bem” com todos os políticos e governos de plantão, fossem eles quais fossem, única e exclusivamente para obter vantagens específicas e proteger seus interesses e projetos particulares (1)

30/09/2016 - Artigos
Artigo - Por que precisamos da PEC dos Gastos

Se um país está precisando fazer um ajuste fiscal é porque, geralmente, abusou das politicas econômicas ancoradas nos gastos públicos. Fazer um ajuste crível e eficiente passa ser um desafio hercúleo quando a arrecadação de impostos desaba, aumentando o desequilíbrio entre as receitas e as despesas do governo. É neste contexto que o Brasil debate as saídas para devolver a economia a um estado maior de normalidade e equilíbrio. 

29/09/2016 - Artigos
Artigo - A renda variável supera mesmo a renda fixa de baixo risco no longo prazo

No momento de escolher entre aplicar dinheiro em ativos de renda fixa de baixo risco ou de renda variável, as pessoas, em geral, se preocupam inicialmente com o perfil de investidor. Renda fixa costuma ser indicada para quem prefere investimentos mais conservadores e a renda variável é a escolha de quem está disposto a se expor a um risco maior. No entanto, existe uma análise mais profunda e válida de ser feita para quem tem interesse de aplicar dinheiro no longo prazo.

28/09/2016 - Artigos
Artigos sobre Reforma Trabalhista
27/09/2016 - Artigos
Artigo - A 'vidência' do mercado prevê desde o que você vai comprar até a música que será um sucesso

Quantas vezes você já ligou o rádio do carro e franziu a testa ao notar que estava ouvindo o novo "sucesso do momento" pela milésima vez? Ainda assim, vez ou outra você deve se pegar involuntariamente cantando trechos do refrão da tal música, seja enquanto prepara um lanche ou embaixo do chuveiro. Afinal, por que será que ficamos com as músicas "chiclete" na cabeça mesmo quando temos a consciência de que não gostamos do estilo musical em questão?

26/09/2016 - Artigos
Artigo - Palocci, o liberal do PT

Antônio Palocci está preso pela 35ª fase da operação Lava Jato chamada de Ormetá, em referência ao código de silencio da máfia italiana, mas também ao apelido usado no esquema de corrupção para identificar o petista – o Italiano. 

26/09/2016 - Artigos
Artigo - A Bahia após a crise

A Bahia precisa se preparar para enfrentar o pós-crise, aquele período em que as forças produtivas se reestruturam e passam a identificar oportunidades de investimentos.

21/09/2016 - Artigos
Artigo - A contratação de serviços logísticos exige avaliação que considere a relação “custo-benefício”

Ainda no último mês de agosto, em artigo escrito aqui para o Guia do TRC (“Logística: estratégica e em processo de terceirização” – Ago/16), comentei sobre o fato de que a terceirização dos serviços logísticos é um fenômeno crescente, não só no Brasil como em todo o mundo. E que isto vem acontecendo na medida em que os usuários desses serviços, além de estarem satisfeitos com os serviços adquiridos, também passaram a entender ser este o “caminho mais curto e eficiente para melhorar suas cadeias de suprimentos, seja na redução de seus estoques, no melhor atendimento de seus clientes ou na diminuição de seus custos”.

21/09/2016 - Artigos
Artigo - Táticas BOPE de redução de custos logísticos

Caros amigos e leitores, o título deste artigo é no mínimo curioso, e seguramente as táticas BOPE não é algo familiar a você. Ao final da leitura deste artigo, tenho certeza que terá a sensação positiva de que tem muito a ser feito para redução de custos logísticos, sobretudo pela abordagem didática acerca deste assunto, que torna o tema específico mostrando a grande importância do tema.