twitter  youtube  facebook

Artigos

14/11/2018 - Artigos
O que você precisa saber e fazer para requerer uma AET - Autorização Especial de Trânsito

Antes de entrar no detalhe, do que você precisa saber e fazer, para requerer uma AET, é preciso definir o que é Autorização Especial de Trânsito, ou AET.

14/11/2018 - Artigos
Responsabilidade em transportar

O setor do Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) no Brasil evoluiu muito ao longo dos anos e, atualmente, a FETRANSCARGA faz parte de uma grande estrutura representativa, sob a liderança da Confederação Nacional do Transporte (CNT), ao lado de centenas de Sindicatos, 38 Federações e 25 Associações Nacionais, além do SEST SENAT, hoje com 146 unidades de atendimento social e de aprendizagem no país, devendo chegar a 203 unidades até o final deste ano.

 

31/10/2018 - Artigos
O que Bolsonaro pode influir no trabalhismo brasileiro?

Estamos há 2 dias da eleição para Presidente, que elegeu Jair Bolsonaro e recebi dezenas de perguntas relacionadas com o título deste Post, muitos empregadores e empregados querendo saber – de imediato – o que muda no trabalhismo brasileiro a partir da nova gestão presidencial.

11/10/2018 - Artigos
O estômago não pensa

Uma vez um chefe me disse, sobre uma pessoa que eu ia conhecer: eu não quero que você tenha a minha opinião sobre ele. Vá conhecê-lo e forme a sua opinião. Esse domingo, vote com a sua opinião, não a da internet.

08/10/2018 - Artigos
Pisos Mínimos do Frete - Multa para Valores Ilegais/Irreais?

Será que um dia, no Brasil, vamos aprender a fazer a coisa certa, com critério, com respeito às leis, sem correria e de forma isenta, pois, se pensarmos bem, isso é tudo o que não ocorreu na decisão do governo, ratificada pelo congresso, de criar uma tabela de pisos mínimos para o frete. 

04/10/2018 - Artigos
Logística no Brasil - Como ser estratégico com as particularidades do país

Independentemente do setor ou do tamanho do negócio, uma área que pode ser considerada a principal preocupação dos empresários brasileiros é a logística. Responsável pela circulação de produtos no território nacional, este conceito faz com que a grande maioria das corporações enfrente diariamente uma série de particularidades e desafios para que consiga, de fato, crescer. Para isso, a tecnologia é um auxílio poderoso nesta busca pela automatização e eficiência.

23/08/2018 - Artigos
O cenário de incertezas provocado pelo tabelamento dos fretes

A recente greve dos caminhoneiros provocou uma série de reflexos na economia brasileira. Mudanças legislativas estão sendo elaboradas e o reflexo futuro não parece ser positivo A questão do tabelamento dos fretes é uma das pautas que provoca discórdia e poderá gerar um impacto negativo no cenário político-econômico do país.

13/08/2018 - Artigos
Parlamentarismo já

O comportamento dos políticos brasileiros tem sido muito infeliz nas últimas décadas. Se é que já foi ideal em algum tempo passado. As razões disso ocorrer parece um mistério. Não importam a cor e tendência dos partidos políticos, pois entra governo, sai governo e é sempre a mesma coisa. É comum buscarmos motivos culturais e de colonização como justificativa. Mas parece muito tempo para que isso continue sendo explicação.

01/08/2018 - Artigos
Classe Dirigente, Constituinte, Eleições e Sociedade Civil - Parte III

Se, como concluído na Parte II deste texto, a política ainda continuará gerando mais dúvidas do que certezas, posto que é impossível maiores avanços enquanto o poder político estiver centralizado nas mãos da parte corrupta e incapaz da classe dirigente brasileira, torna-se cada vez mais importante o papel da sociedade civil organizada da qual fazem parte as entidades de classe, as associações empresariais e/ou sindicais estabelecidas. Obviamente, desde que mudem o seu comportamento.

30/07/2018 - Artigos
Classe Dirigente, Constituinte, Eleições e Sociedade Civil - Parte II

Como explicitado na Parte I deste artigo, a “farra fiscal” que está agravando a situação atual e complicando ainda mais o futuro do Brasil, colocando não só nas mãos de nossos próximos governos, dificuldades e incertezas ainda maiores, mas para todo o brasileiro, não foi produzida apenas pelos nossos políticos ou detentores de cargos nos diversos poderes constituídos, como muitos fazem parecer ser.