twitter  youtube  facebook

Artigos

27/07/2018 - Artigos
Carga projeto requer cuidados e seguro diferenciado

As cargas com medidas, dimensões e peso fora dos padrões que impedem o embarque em contêineres convencionais são definidas no transporte internacional como carga de projeto. Normalmente são cargas como reatores, turbinas, transformadores, geradores, guindastes, plataformas, usinas completas, pás eólicas e equipamentos de grande porte.

24/07/2018 - Artigos
Classe Dirigente, Constituinte, Eleições e Sociedade Civil - Parte I

Sem querer entrar em discussões semânticas ou conceituais, mas simplesmente para facilitar a elaboração deste texto, antes de inicia-lo, me permitirei definir dois conceitos importantes: Sociedade Civil e Classe Dirigente.

23/07/2018 - Artigos
Se você acha que a logística não pode ser um diferencial estratégico, veja os cases de sucesso da Coca-Cola e da Fedex

Do ponto de vista de algumas empresas que produzem bens de consumo, a distribuição destes bens, feita através da cadeia logística, não agrega valor ao produto e ainda gera um custo, muitas vezes alto para quem produz.

13/06/2018 - Artigos
Competitividade: até que ponto ela é saudável para a empresa?

A competitividade é um tema recorrente na maioria das empresas. Normalmente, é ela que garante a alta produtividade e a motivação, engajando as pessoas na busca por resultados cada vez melhores. Segundo uma pesquisa recente feita pela Page Personnel, empresa global de recrutamento especializado em profissionais de suporte à gestão, 90,3% dos entrevistados afirmam que ser competitivo faz bem aos profissionais e às empresas.

19/02/2018 - Artigos
O Acordo Extrajudicial deve reduzir as ações na Justiça do Trabalho

O acordo extrajudicial no âmbito da Justiça Laboral sempre foi visto como um meio ineficaz de solução de litígios, considerando a posição intransigente dos Juízes do Trabalho de não aceitarem a negociação pré-processual como meio de solução de conflitos entre o empregado e o empregador, gerando uma enorme insegurança jurídica para as partes.

07/02/2018 - Artigos
Tributação de pequenos negócios

O Brasil precisa de um regime especial de tributação dos pequenos negócios. Mas o modelo que precisamos não é o que temos hoje.

23/01/2018 - Artigos
Quem tem medo de 2018?

A primeira coisa que quero dizer é que, segundo Daniel Kahnemann, Prêmio Nobel de Economia de 2002, é totalmente impossível fazer previsões sobre eventos que não tenham regularidade.

08/01/2018 - Artigos
Você realmente acha que perde tempo em reuniões de trabalho?

Se você trabalha em ambiente corporativo, faça um exercício interessante: tente estimar quanto tempo você gasta por semana participando de reuniões de trabalho. Depois de ter essa estimativa, avalie quantas dessas reuniões foram realmente produtivas. Provavelmente você vai sentir algum tipo de desconforto depois de pensar sobre esse assunto. Afinal, como bem sabemos, reuniões costumam ser muito menos produtivas do que gostaríamos. 

02/01/2018 - Artigos
CONFAZ aprova Convênio para mitigar efeitos da Guerra Fiscal

Foi publicado no último dia 18 de dezembro o Convênio ICMS nº 190/17, visando regulamentar a Lei Complementar nº 160/17 no que se refere às balizas para que os Estados e o Distrito Federal possam legislar internamente sobre a remissão de créditos tributários oriundos de incentivos fiscais concedidos unilateralmente, bem como a convalidação dos referidos benefícios.

14/12/2017 - Artigos
Mercado pede folga

“Governo está com dificuldade para colocar em votação a Previdência, e, pelo visto, de não colocar também”, disse o economista de uma grande instituição financeira ao Blog, depois que o presidente Michel Temer desmentiu o senador Romero Jucá sobre a votaçao da reforma da previdência.