twitter  youtube  facebook

Artigos

22/06/2016 - Artigos
Artigo - Anúncio do Reclame Aqui mostra que queremos vingança, doa a quem doer

Quem nunca teve vontade de se vingar por um atendimento muito ruim que recebeu de alguma empresa na vida? O problema é que, muitas vezes, na hora de dar o troco, quem acaba sofrendo não foi a pessoa que não lhe atendeu bem. É o caso do vídeo O Jantar da Vingança, produzido pelo site Reclame Aqui e que viralizou recentemente. Assista (https://www.youtube.com/watch?v=h7vjS_K0LdU).

20/06/2016 - Artigos
Artigo - Cenário econômico poderia ser diferente se governo tivesse admitido erros

Como é possível recuperar a credibilidade de alguém diante de uma série de erros? O governo federal já vinha enfrentando uma série de críticas, muito antes do agravamento da crise – sendo que a condução da economia do país era uma das mais fortes.

17/06/2016 - Artigos
Artigo - A arte e a técnica no BC

Ilan Goldfajn é o novo presidente do Banco Central. O economista chega ao cargo para lidar com a maior taxa de juros do mundo e uma inflação que está longe da meta de 4,5% há cinco anos – caminhando para o sexto ano!

10/06/2016 - Artigos
Artigo - Aumento de impostos é a pior alternativa para o ajuste fiscal

Desde o biênio 1930-­1931 o PIB brasileiro não se retraía por dois anos seguidos, como deverá ocorrer em 2015 e 2016. A base de todo o desajuste econômico, incluindo o crescente desemprego, a inflação chegando a dois dígitos, o retrocesso da produção industrial ao patamar de 2009 e a baixíssima confiança dos consumidores e empresários, está no descontrole das contas públicas. No período 2012-­14, o governo federal expandiu suas despesas e abriu mão de receitas. Além disso, existe a pressão do crescimento dos gastos obrigatórios, como aposentadorias e salário do funcionalismo. 

08/06/2016 - Artigos
Artigo - Brasil pendurado

O IPCA-15 de agosto trouxe uma boa e uma má notícia. Vou começar pela boa: o preço dos alimentos perdeu força entre o mês passado e este, caso do feijão nosso de cada dia que saiu de uma explosão de quase 60% para uma alta abaixo de 5%. Agora a má: levando em conta a cesta cheia do mercado, a queda não foi suficiente para provocar uma perda maior da inflação e os alimentos continuam a ser fonte de preocupação para os próximos meses.

06/06/2016 - Artigos
Artigo - Brasil precisa ser mais ativo no comércio exterior

Com uma política de Estado focada na enfraquecida Organização Mundial do Comércio (OMC) e com um setor industrial contrário a concessões, o Brasil ficou de fora da tendência de aumento de acordos bilaterais e regionais do comércio na última década. Ao final de fevereiro de 2016, o Brasil era o país com o menor número de tratados comerciais entre os países do Brics. Além disso, estava envolvido em apenas cerca de 1% dos acordos fechados pelo planeta. Na prática, o sistema comercial do século 21 começou a ser construído sem a presença do Brasil, com consideráveis perdas para o crescimento econômico e a competividade do País. Encontrar caminhos para reverter este quadro pode ser um dos meios de recuperar a credibilidade do Brasil no exterior.

06/06/2016 - Artigos
Artigo - Modelo tributário brasileiro prejudica a sociedade e a economia

Quem já está de olho nas vitrines para comprar o presente de Dia dos Namorados pode não se dar conta do quanto irá desembolsar em tributos nos valores dos produtos. Se a intenção é comprar um bicho de pelúcia, quase 30% do valor corresponde a impostos. Quem tem a intenção de agradar a pessoa amada com um perfume importado vai se surpreender ao descobrir que 80% do preço é referente a tributos. Se em uma data comemorativa isso parece assustador, imagine colocar na ponta do lápis o impacto dessa tributação na hora de fazer as compras do mês no supermercado, por exemplo.

06/06/2016 - Artigos
Artigo - Copom – com Ilan ou sem Ilan

A reunião do Copom, Comitê de Política Monetária do Banco Central, já é atração nacional. Também, com juros na casa dos 14% e inflação ainda perto dos dois dígitos, é de interesse geral acompanhar e saber quanto custa o nosso dinheiro. Nesta semana o colegiado se reúne pela primeira vez desde a posse do presidente interino, Michel Temer, sem que tenha dado tempo do nome escolhido para assumir o BC no lugar de Alexandre Tombini tenha sido aprovado pelo parlamento. A grande questão que surge deste cenário é: será que dá tempo para Ilan Goldfajn assumir a cabeceira da mesa a tempo de dar seu voto sobre os juros no dia 8?

30/05/2016 - Artigos
Artigo - Lei garante estabilidade em determinadas situações

Tanto você, trabalhador, quanto você, empresário, devem estar atentos ao que diz a legislação brasileira sobre demissões. Existem algumas situações em que a lei garante estabilidade ao colaborador e ele não pode ser demitido. Abaixo, nós elencamos alguns desses casos. É importante frisar, no entanto, que não foram consideradas situações que envolvem eleições sindicais e outras correlatas, sendo tratados apenas casos comuns do cotidiano.

25/05/2016 - Artigos
Artigo - O que o Brasil espera?

Estamos mal-acostumados. Troca de governo, pré-anuncio de medidas, pacotes para superar crises, são episódios recorrentes na história brasileira e com soluções também costumeiras: cortes drásticos de gastos públicos, aumento de impostos, algum controle de preços – mesmo em tempos de moeda estável – promessas de austeridade e pedidos de sacrifício da sociedade.