twitter  youtube  facebook

Artigos

20/05/2016 - Artigos
Artigo - A irresponsabilidade com o Brasil

Há pelo menos seis meses que o Brasil se sujeita a comandos diferentes e divergentes. Do juiz Sérgio Moro ao deputado Eduardo Cunha, dos ministros do STF ao ex-presidente Lula, do senador Delcídio do Amaral ao vice-presidente Michel Temer, o país passa na mão de todo mundo, menos de quem deveria estar conduzindo a nação.

18/05/2016 - Artigos
Artigo - A ponta do iceberg

Há muitas formas de se desviar dinheiro de um fundo de pensão, por isso a lista dos suspeitos é grande. A operação Greenfield conseguiu mapear dez casos em que houve o mesmo padrão de irregularidade. Há outros casos sendo investigados. Esse pode ser o começo de um longo processo de limpeza dos fundos de pensão, que precisavam, há muito tempo, de um esforço para estancar a sangria.

17/05/2016 - Artigos
Artigo - A pauta de Meirelles

Ilan Goldfajn chega à presidência do Banco Central com três desafios imediatos: recuperar a credibilidade da autoridade monetária, restaurar a eficiência dos instrumentos do BC para o controle da inflação e reconstruir a ponte com a condução da política econômica no Ministério da Fazenda. Ilan tem competência reconhecida no mercado doméstico e também lá fora, onde participou até agora dos principais fóruns de análise e formulação de políticas públicas no atual cenário econômico mundial. 

12/05/2016 - Artigos
Artigo - Desafio em dose dupla

Consumada a admissão do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff pelo Senado Federal, em votação realizada na manhã de hoje, o governo que se inicia sob o comando de Michel Temer terá pela frente o desafio de gerir a dupla face da crise brasileira – econômica e política. Os 55 votos favoráveis ao afastamento da presidente eleita em 2014 conferem aos novos ocupantes do Palácio do Planalto uma margem mais consistente de apoio parlamentar, no esforço de levar adiante uma agenda econômica de caráter emergencial. O ambiente de conflagração política vivido pelo país não deverá arrefecer a curto prazo, o que dificulta ainda mais essa missão.

09/05/2016 - Artigos
Artigo - Brasil sofre 'sequestro relâmpago'

Como se já não vivêssemos tempos críticos, o Brasil iniciou a semana com a decisão estapafúrdia do presidente interino da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão, de anular a votação do impeachment na casa. Depois do primeiro susto as fichas foram caindo e o desejo de Maranhão começou a se desfazer por falta de sustentação jurídica, política e mesmo regimental do parlamento.

05/05/2016 - Artigos
Artigo - Adivinhe quem vai pagar a conta
03/05/2016 - Artigos
Artigo - 10 razões para ficar otimista com o Brasil

Neste período de transição de governo e muita fervura em Brasília, a discussão sobre as medidas que podem (ou devem) ser adotadas pela equipe econômica que se forma em torno de Michel Temer podem ser resumidas assim: as possíveis, as prováveis, as inevitáveis, as obrigatórias, as improváveis e as “nem pensar”. Olhando de longe este cenário inusitado, os analistas estrangeiros do Citi conseguiram elaborar um relatório elencando 10 motivos para ficar otimista com o Brasil.

29/04/2016 - Artigos
Artigo - Às vésperas do impeachment, um quadro sombrio na economia

Os dados divulgados hoje sobre a taxa de desemprego no país e o resultado do setor público consolidado, no primeiro trimestre deste ano, fornecem um retrato sombrio da economia brasileira às vésperas da decisão do Senado sobre o destino da presidente Dilma Rousseff. As informações do IBGE confirmam a expectativa dos especialistas de que haveria um agravamento acentuado no contingente de pessoas desempregadas no início do ano, alcançando-se o número de 11,2 milhões ao final do último mês de março. No caso das contas do setor público, registrou-se pela primeira vez um déficit primário nos primeiros três meses do ano, com o resultado negativo de R$ 5,771 bilhões.

21/04/2016 - Artigos
Artigo - Dificuldades para enfrentar a crise. A última impressão é a que fica

Cultivar bons valores e transmitir constantemente uma mensagem positiva ao público é uma das formas mais eficientes para uma empresa atravessar um período de crise. Pode parecer papo de autoajuda, mas os efeitos disso já foram estudados. De um modo geral, nossa memória tende a lembrar com mais evidência a parte final de uma experiência do que ela como um todo. O fenômeno é conhecido como Recency Effect (Efeito de Caráter Recente, em tradução livre) e foi descoberto pelo psicólogo alemão Hermann Ebbinhaus no século XIX.

21/04/2016 - Artigos
Artigo - A porta está aberta

O Brasil acordará sem governo nesta segunda-feira, dia 18 de abril de 2016. Mas não necessariamente sem rumo. Com a resposta do plenário da Câmara dos Deputados ao impeachment da presidente Dilma Rousseff, o país se vê diante de uma porta aberta para decidir seu próximo passo, seu futuro. Entre a votação histórica no parlamento e o início efetivo de uma nova gestão haverá uma travessia de muita instabilidade e tropeços.