twitter  youtube  facebook

Notícias

13/02/2019 - Notícias
BYD assina contrato para construção do VLT do Subúrbio, em Salvador (BA)
por BYD

O Deputado Nelson Leal, Presidente da Assembleia Legislativa, o Sr. Tyler Li, Presidente da BYD do Brasil, o Sr. Rui Costa, Governador da Bahia, a Sra. Xia Xiaoling, Ministra Conselheira da Embaixada da China no Brasil, o Sr. João Leão, Vice-Governador e Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, o Sr. Bruno Dauster, Secretário Estadual da Casa Civil e o Sr. Sérgio Brito, Secretário Estadual de Desenvolvimento Urbano (da esquerda para a direita), durante a assinatura do contrato.

 

Os mais de 600 mil moradores do Subúrbio Ferroviário de Salvador serão os principais beneficiados com a implantação do VLT – Veículo Leve sobre Trilhos - que substituirá o atual sistema de trens que faz a linha da Estação da Calçada ao bairro de Paripe, no Subúrbio Ferroviário.

 

A assinatura do contrato ocorreu nesta quarta-feira (13), entre o governo do Estado e o consórcio vencedor da licitação, a Skyrail Bahia, composto pelas empresas Build Your Dreams - BYD Brasil, e Metrogreen, responsável pela implantação e operação do sistema. A obra será realizada por meio da modalidade de Parceria Público-Privada (PPP). O leilão foi realizado em maio do ano passado.

 

Com investimento total previsto em R$ 1,5 bilhão, o modal metropolitano, que ligará a região do Comércio de Salvador até a Ilha de São João, no município de Simões Filho, será do tipo monotrilho, movido à propulsão elétrica. O VLT terá cerca de 20 km de extensão, 22 estações e terá capacidade de transportar cerca de 150 mil usuários por dia.

 

O projeto ainda prevê uma ligação com mais quatro estações, entre a região de São Joaquim até o Acesso Norte, passando pela Via Expressa e fazendo, no Acesso Norte, a integração física com o metrô.

 

Após a assinatura formal do contrato, nesta quarta (13), serão realizados os serviços preliminares previstos no projeto, como o traçado da poligonal onde será implantado o VLT, a instalação do canteiro de obras, além de outros procedimentos. A previsão é que as obras sejam iniciadas 90 dias após a assinatura do contrato e a conclusão estimada em 24 meses.

 

O resultado da licitação foi divulgado no Diário Oficial do Estado (DOE) em 1º de agosto de 2018 e homologado no dia 10 do mesmo mês. A integração física do VLT com o sistema de metrô de Salvador se adequará à lógica de mobilidade do Governo do Estado, que viabiliza o funcionamento dos modais em um sistema de rede, por meio de serviços complementares.

 

As atuais 10 estações dos trens do Subúrbio serão desativadas e reaproveitadas para prestação de outros serviços à comunidade, como postos da Polícia Militar e centros de atendimento.

 

Benefícios do VLT

O VLT proporciona menor impacto ambiental que outros transportes sobre trilho e traz a possibilidade de reurbanização associada ao projeto, gerando retorno em qualidade de vida para a população. Os VLTs já existem há várias décadas em inúmeras cidades do mundo, principalmente na Europa e China, e comprovadamente produzem benefícios, como a ordenação do tráfego urbano, redução dos níveis de poluição e melhoria da mobilidade urbana.

 

Os VLTs também ajudam a reduzir os custos e o consumo de energia no longo prazo. Seu impacto ambiental local é mínimo devido à tração elétrica. Além disso, o VLT demanda uma faixa estreita na via, o que causa menor impacto urbano durante a operação.

 

A BYD

“Pioneira em soluções de energia limpa”

Gigante global pioneira em energia limpa, a BYD foi fundada em 1995 e rapidamente se tornou a maior fabricante mundial de baterias recarregáveis e sistemas de armazenamento de energia. Desde 2015, a BYD também vem surpreendendo o mundo como a maior fabricante de automóveis elétricos e híbridos plug-in e ônibus (maiores de 10 metros) do mundo (2015, 2016, 2017 e 2018).

 

A empresa está presente em cinco continentes, mais de 50 países e em cerca de 200 cidades e têm entre seus sócios o americano Warren Buffet. Com mais de 240 mil funcionários distribuídos em 40 fábricas ao redor do globo (sendo 20 mil engenheiros pesquisadores), a chinesa BYD é, ainda, a segunda maior fornecedora de componentes para celulares, tablets e laptops no mundo para outras marcas globais, e considerada uma das 15 empresas que estão mudando o mundo para melhor, “Change The World”, da Revista.