twitter  youtube  facebook

Notícias

12/02/2019 - Notícias
Trânsito e mobilidade no Carnaval 2019: confira o que muda
por A TARDE

Os moradores devem ficar atentos, pois o acesso às residências somente será permitido por vias específicas - Foto: Foto: Adilton Venegeroles | Ag. A TARDE

De acordo com o site da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), foram implementadas algumas melhorias na mobilidade no entorno dos circuitos do Carnaval de Salvador 2019. A intenção é que não existam acidentes fatais na cidade, resultado que foi alcançado na folia do ano passado, para isso, foram feitas alterações no tráfego e regras de circulação e estacionamento.

As mudanças serão feitas na Barra, Ondina, Canela, Rio Vermelho, Graça, Corredor da Vitória, Campo Grande e Largo Dois de Julho. No endereço mobilidadenocarnaval.salvador.ba.gov.br, é possível encontrar informações sobre zonas de restrição, barreiras, estacionamentos de zona azul, credenciamento, transporte, entre outras. 

Em relação às regras de circulação, a Transalvador manteve o projeto de mobilidade que foi implantado desde 2014 no entorno dos principais circuitos da festa. Existem cinco zonas de restrição de tráfego, onde só poderão circular veículos credenciados e identificados com adesivos que serão distribuídos antes do Carnaval.

As zonas serão subdivididas, conforme o mapa abaixo.

Os moradores receberão credenciais de acordo com essas subáreas. 

Algumas vias terão restrições parciais de circulação ou serão acessadas apenas por transportes coletivos, táxis ou mototáxis, veículos comuns deverão evitá-las. São elas: avenida Centenário, avenida Oceânica, avenida Garibaldi e avenida Reitor Miguel Calmon (Vale do Canela).

A preferência deve ser dada aos estacionamentos remotos no Shopping Salvador e Salvador Norte Shopping. Serão ofertadas vagas de estacionamento em via pública, no entorno dos circuitos, para proporcionar mais fluidez ao tráfego. É necessário ficar atento à sinalização e só estacionar em local permitido, evitando contratempos com a fiscalização de trânsito. Além disso, a preferência deve ser dada aos estacionamentos remotos no Shopping Salvador e Salvador Norte Shopping.

Mais de duas mil vagas estarão disponíveis nos estacionamentos desses shoppings, que funcionarão a partir de quinta-feira, 28, durante 24h. As linhas expressas de ônibus para os circuitos estarão disponíveis entre 13h e 05h, até a madrugada do dia 6.

Postos de atendimento funcionarão, a partir do dia 11/02 até o dia 27/02, de acordo com o horário de funcionamento de cada shopping: Shopping Barra, Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping. A Transalvador também oferece uma equipe de atendimento, na sede do órgão, das 08 às 16h, de segunda a sexta.

Para o folião que desejar utilizar táxi, basta ficar atento ao mapa abaixo.

Estão distribuídos 15 pontos de táxi nos circuitos.