twitter  youtube  facebook

Notícias

21/02/2017 - Notícias
IPVA com 5% de desconto para placas de final 1 é só até esta quarta (22)
por SEFAZ-BA

Desconto é válido para pagamento em cota única. O contribuinte que optar pelo parcelamento também precisa quitar nesta quarta a primeira cota do imposto.


Termina nesta quarta (22) o prazo para desconto de 5% no pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para carros com placas de final 1. O desconto vale para quitação em cota única. Também vence nesta quarta a primeira cota do parcelamento, caso o contribuinte faça esta opção, ficando as demais parcelas agendadas para 27 de março e 27 de abril. Também é possível pagar o valor total do tributo, sem desconto, até 27 de abril.

 

As datas para pagamento com desconto de 5% variam de acordo com o número final da placa do veículo. O calendário completo está disponível neste site, da Secretaria da Fazenda do Estado, (www.sefaz.ba.gov.br => Canal Inspetoria Eletrônica => IPVA).

 

Quem quitou integralmente o imposto até 7 de fevereiro teve acesso a um desconto mais expressivo, de 10%. Esta foi a opção de 97,8 mil contribuintes baianos, contingente 33,1% maior que o registrado em 2016, quando 73,4 mil pessoas aproveitaram o abatimento oferecido pela Sefaz-Ba na antecipação do pagamento. A quitação antecipada alcançou 5,28% da frota tributável do imposto em todo o Estado, que é de 1,85 milhão de veículos.

 

Como pagar

Para efetuar o pagamento do IPVA, basta dirigir-se a uma agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob, com o número do Renavam. A Sefaz-Ba ressalta que não encaminha boleto de pagamento do IPVA para os contribuintes. Em caso de dúvida, o contribuinte pode entrar em contato com o call center da Sefaz, pelo 0800 071 0071.

 

O pagamento é integrado: é necessário quitar ainda a taxa de licenciamento e eventuais multas relacionadas ao Renavan informado. Os débitos referentes a estes itens também podem ser pagos até a data de vencimento da terceira parcela. O proprietário que perder o prazo da primeira cota deixa de ter direito ao parcelamento. É possível ainda fazer parcelamento em até três parcelas dos débitos anteriores do imposto, para pagamento junto com o IPVA 2017.