twitter  youtube  facebook

Notícias

28/01/2015 - Notícias
Agende-se - 26 fev - CONETINTERSINDICAL em Salvador
por NTC&LOGÍSTICA

A NTC&Logística vai realizar, com o apoio do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Estado da Bahia - SETCEB, o primeiro CONET & Intersindical de 2015, dia 26 de fevereiro no Hotel Fiesta, em Salvador e você precisa estar presente. Lá serão conhecidos e discutidos os principais índices de variação de custos de transporte e a defasagem dos fretes dos últimos 12 meses, apurados pelo DECOPE - Departamento de Custos Operacionais da NTC; indicadores indispensáveis para que as empresas possam balizar os seus fretes em as especialidades.

É importante ressaltar que, a partir de agora, de modo a poder unificar e disseminar o conhecimento sobre este assunto de norte a sul do Brasil, a NTC divulgará seus índices apenas e tão somente durante as reuniões do CONET, com ampla possibilidade de debate por parte de todos. É a volta definitiva do grande fórum tarifário do transporte de cargas brasileiro. Serão apenas duas reuniões anuais. É, portanto, a sua grande oportunidade de participar desse processo e interferir diretamente nos seus resultados que afetarão irreversivelmente a vida das nossas empresas.

Como se sabe, a NTC foi criada há cinco décadas, olhando diretamente para a vertente tarifária e para o disciplinamento do setor. Por isso criou três importantes instrumentos: o DECOPE – Departamento de Custos Operacionais, que apura as variações de custos; o CONET - Conselho Nacional de Estudos de Transportes, Tarifas e Mercado, que discute essa variação e aprova sua divulgação e a INTERSINDICAL que reúne empresários e suas lideranças para uma discussão aberta sobre os principais temas do setor. Depois de alguns anos, esses três organismos voltarão a se encontrar com os empresários para que possamos debater e tomar decisões cruciais para a sobrevivência de nossos negócios.

Não é segredo que a NTC ao longo dos anos tem acumulado inúmeras vitórias no campo político. Nossa representatividade tem crescido, ano a ano, em escala vertiginosa; finalmente começamos a ver alguns marcos regulatórios que esboçam o início do tão sonhado disciplinamento do setor.

Em razão disso, duas questões centrais se levantam de maneira evidente: uma regulação maior impõe mais normas a serem cumpridas e isso significa mais custos para todos, o que leva à necessidade de controle muito maior por parte das empresas e o estabelecimento de uma política tarifária muito bem calibrada; a segunda questão, diretamente decorrente da primeira, é bastante óbvia: todo trabalho político realizado até agora será jogado ladeira abaixo se as tarifas não forem aplicadas devidamente; enfim, para que disciplinar um setor constituído de empresas combalidas ou mesmo mortas?

Tudo isso precisa ser muito bem discutido pelos empresários responsáveis do nosso país, em razão disso este nosso convite.

O seu setor conta com você !

INSCRIÇÕES:

 http://www.webntc.org.br/eventos/eventos_gerais/fichacj.asp?codigo=966