twitter  youtube  facebook

Notícias

24/11/2014 - Notícias
Na Europa a alta dos combustíveis e falta de motoristas preocupam transportadores
por BLOG DO CAMINHONEIRO

O custo dos combustíveis, a escassez de motoristas e as incertezas sobre as regulamentações europeias para o setor são os principais desafios do transporte rodoviário de mercadorias, de acordo com pesquisa promovida pela Goodyear.

A pesquisa abrangeu cerca de 600 empresários e gestores de frotas, de diferentes dimensões, na Alemanha, Bélgica, França, Holanda, Itália, Luxemburgo, Polônia, Reino Unido e Turquia.

O elevado custo do combustível, pelo seu peso na estrutura de custos das empresas transportadoras, é a principal preocupação, seguida da dificuldade em contratar e reter motoristas (uma situação que tenderá a agravar-se à medida que a atividade se desenvolve e os motoristas atuais envelhecem). O enquadramento legal e regulamentar da atividade é outro motivo de dores de cabeça, principalmente para as empresas de menor dimensão.

Quanto às expectativas dos transportadores rodoviários de cargas face à atuação da União Europeia, a maioria dos entrevistados espera/reclama maiores investimentos na manutenção da rede rodoviária, a par de uma harmonização da regulamentação aplicável.

A maioria dos transportadores gostaria de dispor de incentivos à aquisição de veículos e pneus mais eficientes em termos de consumo. E 51% apoia a utilização de caminhões de maiores dimensões nas estradas europeias.

Por questões ambientais e também pelas poupanças que daí decorrem, os transportadores ouvidos na pesquisa disseram investir já em veículos mais eficientes e na formação dos seus motoristas, para reduzirem o consumo e as emissões poluentes.

Os resultados completos desta pesquisa serão publicados no Livro Branco sobre o setor, cuja apresentação a Goodyear anuncia para 14 de Outubro, em Bruxelas.