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Menos de 30% do total de recursos liberados por meio da Medida Provisória 1175/23, para renovação da frota de caminhões e ônibus foram usados. E faltam apenas duas semanas para o prazo se encerrar.
No Brasil, estima-se que a cada ano, mais de 2500 pessoas morrem em acidentes envolvendo caminhões, o equivalente a 28 aviões comerciais lotados, segundo o Anuário Estatístico da Polícia Rodoviária Federal 2021. O país também é o terceiro maior em número de mortes no trânsito, de acordo com o relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) de 2022, uma posição preocupante.
Estimativa é da NTC&Logística e vale para viagens de longa distância; para operações em duplas de motoristas, aumento chega a 70%.
O SEST SENAT lançou o projeto Mais Motoristas que tem como objetivo aumentar o número de motoristas profissionais por meio do custeio da mudança de categoria da CNH. Veja como os CFCs podem participar.
Pesquisa da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA) ouviu 72 motoristas.
No mundo inteiro, apesar de diferenças culturais, a vida do caminhoneiro é muito parecida. São milhares de quilômetros rodados todos os meses, com muitos dias viajando, longe de casa e da família.
Historicamente, o transporte rodoviário de cargas é majoritariamente composto por motoristas do gênero masculino. Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito, o país tem cerca de 4,39 milhões de Carteiras Nacionais de Habilitação para veículos pesados, das quais 97,19% são de motoristas homens e apenas 2,81% de mulheres.
Para as ações destinadas a concessões rodoviárias, o valor reservado para aportes federais foi de R$ 1,29 bilhão; para as ferrovias, de R$ 645 milhões.
A partir de 18 de setembro, a Eixo SP passará a cobrar tarifa pela totalidade dos eixos, suspensos ou não, de todos os veículos comerciais que circularem carregados. A medida passará a valer em todas as praças de pedágio administradas pela concessionária.
O DECOPE – Departamento de Custos Operacionais e Pesquisas Técnicas e Econômicas da NTC&Logística é responsável por estudos técnicos, voltados à apuração de custos de transporte rodoviário de cargas e logística, estatística do setor, estudos macroeconômicos e formação de índices de custos referenciais que medem a inflação do setor, dentre eles os dois com mais destaque são o INCTF – Índice Nacional de Custos de Transporte de Carga Fracionada e o Índice Nacional de Custos de Transporte de Carga Lotação, o INCTL.