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A transmissão vai debater sustentabilidade, descarbonização e o futuro do transporte rodoviário de cargas.
A Receita Federal e Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços publicam orientações sobre a entrada em vigor da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) a partir de 1º de janeiro de 2026, conforme previsto na Lei Complementar nº 214, de 16 de janeiro de 2025, que regulamentou a Emenda Constitucional nº 132 (Reforma Tributária do Consumo).
O segundo dia (28) do Congresso NTC 2025 – XVIII Encontro Nacional da COMJOVEM começou cedo, no Club Med Lake Paradise, com a COMJOVEM + SAÚDE – Running, a realização de uma corrida de 3 ou 7 quilômetros. Após o café da manhã, a programação teve início no Centro de Convenções, com a primeira e descontraída intervenção do Circo Vox – o quadro “Jornal do Amanhã” –, preparando o público para os debates relevantes e momentos de inspiração que viriam a seguir.
O DECOPE – Departamento de Custos Operacionais e Pesquisas Técnicas e Econômicas da NTC&Logística é responsável por estudos técnicos, voltados à apuração de custos de transporte rodoviário de cargas e logística, estatística do setor, estudos macroeconômicos e formação de índices de custos referenciais que medem a inflação do setor, dentre eles os dois com mais destaque são o INCTF – Índice Nacional de Custos de Transporte de Carga Fracionada e o Índice Nacional de Custos de Transporte de Carga Lotação, o INCTL.
O índice está dentro do intervalo de tolerância da meta.
Em 2025, o setor de transporte rodoviário de cargas já acumula mais de 37 mil multas relacionadas ao descumprimento do piso mínimo de frete, segundo o levantamento “Fiscalização dos Pisos Mínimos de Fretes”, do Instituto de Logística e Supply Chain (ILOS). Para efeito de comparação, todo o ano de 2024 registrou pouco mais de 4 mil autuações.
CNT relaciona escassez de profissionais e envelhecimento da categoria a riscos de mudanças no regime 6×1.
Estudo mostra que a Bahia é eixo logístico e energético do Nordeste, e reforça a importância do planejamento de longo prazo para o desenvolvimento da infraestrutura de transportes no Brasil.
Em busca da qualificação de projetos de concessão e do estímulo à descarbonização, o Ministério dos Transportes lançou, nesta sexta-feira (10), durante o Infra ESG Talks, na sede da B3, em São Paulo, o Programa de Sustentabilidade para Infraestrutura de Rodovias e Ferrovias (PSI).
O objetivo do Ministério dos Transportes é modernizar, facilitar e baratear a formação de condutores; atualmente, 20 milhões de brasileiros dirigem sem habilitação.





