Notícias
Foi publicada hoje, 06 de fevereiro, no Diário Oficial da União, a Portaria DNIT Nº 825, de 04 de fevereiro de 2025, que estabelece novos valores para a expedição da Autorização Especial de Trânsito emitida pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT.
Desde 1º de janeiro, está em vigor a Resolução 6.024/23 da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), que proíbe o pagamento do vale-pedágio a caminhoneiros por meios físicos, como cartões.
Segundo a Fenabrave, a demanda em alta é incentivada por setores estratégicos da economia, sobretudo o agronegócio, cujos resultados serão mais positivos neste ano.
Alexandre Padilha diz que isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil é prioridade. Projeto será enviado ao Congresso ainda neste ano.
Três novos pátios para caminhões serão construídos na Baixada Santista pela Autoridade Portuária de Santos.
As práticas sustentáveis estão ganhando cada vez mais espaço no mundo empresarial. De acordo com o relatório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), intitulado “ESG: Pequenas empresas, negócios sustentáveis”, 95% dos 178 líderes de empresas de diferentes portes e startups, no Brasil, adotam ações de sustentabilidade, e 68% afirmam perceber benefícios diretos dessa cultura em seus negócios.
Por João Batista Dominici, presidente da Associação Brasileira de Logística Pesada (Logipesa).
Diante dos recentes aumentos anunciados e já aplicados neste início de ano, e dos impactos diretos que eles têm sobre os custos operacionais do Transporte RODOVIáRIO de Cargas, torna-se imprescindível a necessidade de reajuste imediato nas tarifas de frete.
Alternativas estão voltadas para a eletrificação, utilização do Hidrogênio verde e outras fontes renováveis, Inteligência Artificial (IA), Infraestrutura inteligente e para o treinamento da mão de obra.
Em posicionamento conjunto enviado ao MME, as instituições destacam a importância da realização de testes e do diálogo amplo sobre o tema.