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A era da evolução para a mobilidade do transporte rodoviário está mais próxima do que nunca. Com a regulamentação da nova forma de pedágio nas estradas e rodovias do país, o chamado free flow, muitas expectativas estão sendo geradas com sua integração, que já entrou em vigor no início de fevereiro.
Usar o cinto de segurança reduz o risco de morte de motoristas e passageiros dos bancos dianteiros entre 45% e 50% e o risco de morte e lesões graves de passageiros dos bancos traseiros em 25%. É o que explica a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).
Foram destacados os dados para São Paulo com o propósito de melhorar a segurança das rodovias do estado.
Conversamos com Marcelo Azevedo, gerente de análise econômica da Confederação Nacional da Indústria (CNI), sobre o PIB do setor em 2022 e as suas perspectivas para 2023.
O governo tem pela frente um duro desafio para dissolver as resistências do agronegócio e do setor de serviços à reforma tributária. O agro, muitas vezes classificado como subtributado, nega pagar menos impostos e refuta mudanças. Já o setor de serviços condiciona seu apoio à desoneração da folha de pagamento (redução dos encargos cobrados sobre os salários), que o governo não pretende abordar nessa primeira fase – focada nos impostos sobre o consumo.
Os recorrentes problemas registrados durante esta temporada de verão em rodovias culminaram numa ação judicial movida pela Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Paraná (Fetranspar) contra a União. A avaliação é que rotineiras interrupções na passagem de veículos, em decorrência de insegurança aos motoristas, seja por instabilidade no asfalto ou por quedas de barreira, têm travado o escoamento da produção agrícola. Em cinco meses, o prejuízo é estimado em R$ 100 milhões.
No próximo dia 24 de março, a NTC&Logística por meio da COMJOVEM realiza mais uma edição do seminário itinerante, desta vez, na capital do Rio de Janeiro.
Em entrevista exclusiva, o ministro dos Transportes fala sobre a importância de se investir em infraestrutura e superar gargalos.
A necessidade de inclusão no transporte rodoviário de cargas, principalmente de mulheres, sempre foi tema extremamente debatido dentro das transportadoras e das entidades voltadas ao setor. Dados de 2021 do Instituto Paulista do Transporte de Cargas (IPTC) mostram crescimento de 61% no número de mulheres contratadas, reflexo das práticas de ESG (sigla para governança ambiental, social e corporativa), porém a maioria ainda se concentra em áreas administrativas.
Despertou grande interesse de empresários e lideranças do setor a adesão ao sistema de descarbonização para o transporte, a Plataforma Verden, desenvolvida pela Celo4 Earth, em parceria com a Confederação Nacional do Transporte (CNT). A nova ferramenta foi apresentada na semana passada para transportadoras associadas e diretores da FETCESP, do SETRANS (ABC Paulista), SINDISAN (Litoral Paulista), SINDICAMP (Campinas), SETCESP (São Paulo) e SINDIVAPA (Vale do Paraíba).