Notícias
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) está recebendo uma frota de 36 novas viaturas para aumentar a fiscalização ao transporte de cargas e passageiros em todo o país.
Saíram das linhas instaladas no país mais de 2,3 milhões de unidades, o melhor resultado dos últimos dois anos.
“O país tem condições de se tornar um líder na área de biotecnologia”, diz Jefferson de Oliveira Gomes, diretor de tecnologia e inovação da entidade, em entrevista exclusiva a Época NEGÓCIOS.
A NTC&Logística promoverá, no dia 10 de fevereiro, a primeira edição de 2023 do Conselho Nacional de Estudos em Transportes, Custos, Tarifas e Mercado (CONET&Intersindical), nas dependências da subsede da entidade em São Paulo.
A NTC&Logística manifesta posição favorável a medida provisória 1.153/22 e trabalhará junto ao congresso nacional e ao executivo federal para que a medida seja convertida em lei definitiva visando um melhor ambiente de negócios no aspecto legal ao que diz respeito aos seguros de cargas e para fazer justiça ao transportador que é injustamente prejudicado pelas regras hoje existentes que levam o transportador a pagar o custo da insegurança jurídica que há anos estão sujeitos.
Empresário destaca a união e a compreensão de todos que compõem o transporte de cargas para um ano ainda melhor.
O DECOPE – Departamento de Custos Operacionais e Pesquisas Técnicas e Econômicas da NTC&Logística é responsável por estudos técnicos, voltados à apuração de custos de transporte rodoviário de cargas e logística, estatística do setor, estudos macroeconômicos e formação de índices de custos referenciais que medem a inflação do setor, dentre eles os dois com mais destaque são o INCTF – Índice Nacional de Custos de Transporte de Carga Fracionada e o Índice Nacional de Custos de Transporte de Carga Lotação, o INCTL.
Com atuação da FecomercioSP, NTC&Logística e um grupo de entidades, empresas de transporte de carga já podem emitir somente versões digitais do DACT-e e do DAMDF-e.
Em 2022, setor foi desafiado pelo aumento de custos de produção, devido, principalmente, aos preços dos fertilizantes, que registraram até 125% de variação.
O transporte rodoviário de cargas está cercado de diversas organizações espalhadas pelos estados brasileiros cuja missão é contribuir na capacitação dos executivos do transporte e, consequentemente, as respectivas empresas em que eles atuam. Uma das iniciativas, foco do grupo de empresários que procuram agregar em seu desenvolvimento, são os núcleos da Comissão de Jovens Empresários e Executivos (COMJOVEM), idealizados pela Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), considerada a maior entidade do setor.