Notícias
Os recorrentes problemas registrados durante esta temporada de verão em rodovias culminaram numa ação judicial movida pela Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Paraná (Fetranspar) contra a União. A avaliação é que rotineiras interrupções na passagem de veículos, em decorrência de insegurança aos motoristas, seja por instabilidade no asfalto ou por quedas de barreira, têm travado o escoamento da produção agrícola. Em cinco meses, o prejuízo é estimado em R$ 100 milhões.
No próximo dia 24 de março, a NTC&Logística por meio da COMJOVEM realiza mais uma edição do seminário itinerante, desta vez, na capital do Rio de Janeiro.
Em entrevista exclusiva, o ministro dos Transportes fala sobre a importância de se investir em infraestrutura e superar gargalos.
A necessidade de inclusão no transporte rodoviário de cargas, principalmente de mulheres, sempre foi tema extremamente debatido dentro das transportadoras e das entidades voltadas ao setor. Dados de 2021 do Instituto Paulista do Transporte de Cargas (IPTC) mostram crescimento de 61% no número de mulheres contratadas, reflexo das práticas de ESG (sigla para governança ambiental, social e corporativa), porém a maioria ainda se concentra em áreas administrativas.
Despertou grande interesse de empresários e lideranças do setor a adesão ao sistema de descarbonização para o transporte, a Plataforma Verden, desenvolvida pela Celo4 Earth, em parceria com a Confederação Nacional do Transporte (CNT). A nova ferramenta foi apresentada na semana passada para transportadoras associadas e diretores da FETCESP, do SETRANS (ABC Paulista), SINDISAN (Litoral Paulista), SINDICAMP (Campinas), SETCESP (São Paulo) e SINDIVAPA (Vale do Paraíba).
Com o tema A Segurança Jurídica nas Relações do Trabalho, o evento será realizado de forma híbrida.
A participação das mulheres no transporte de cargas está crescendo de maneira gradual. Alguns números comprovam essa nova realidade e mostram haver uma tendência das grandes corporações em apostarem na adversidade e fazer escolhas com base no talento, comprometimento e competência do candidato. Dados do Instituto Paulista do Transporte de Cargas (IPTC), órgão de pesquisa parceiro do Setcesp, mostrou que em 2021 aconteceram em São Paulo 32.094 contratações femininas para cargos no setor de transporte.
Segundo Haddad, a reforma ainda poderá encerrar o conflito distributivo no país, com um horizonte maior de sustentabilidade e mais segurança jurídica.
As ações do Motorista de Futuro vêm ganhando força e atendendo jovens alunos na cidade de Porto Alegre. Na última sexta (10), mais de 100 jovens participaram das orientações do programa que é realizado pelo Sistema Fetransul com o apoio de empresas do setor de transporte e da unidade do SEST SENAT de Porto Alegre. O objetivo principal da campanha é a atração e sensibilização dos jovens com a profissão de motorista.
A sociedade não pode pagar pelos interesses exclusivamente econômicos da indústria do biodiesel.