Notícias
Mesmo diante do cenário de incertezas trazido pela crise nos países da zona do euro e nos Estados Unidos com reflexos no Brasil, a Bahia conseguiu ampliar as suas receitas em 2011, alcançando o montante de R$ 27,07 bilhões, ou 8,91% a mais do que o exercício anterior. No caso das receitas tributárias, que englobam, por exemplo, a arrecadação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores), esse crescimento foi ainda maior, de 10,14%. Além disso, houve redução da dívida pública e a ampliação das despesas com saúde e educação, levando o estado, assim como em 2010, a cumprir as metas estabelecidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
A companhia americana de entregas rápidas UPS (United Parcel Service) confirmou um acordo para compra da concorrente holandesa TNT Express, por 9,50 euros por ação ou 5,16 bilhões de euros (cerca de US$ 6,77 bilhões), considerando-se a totalidade dos papéis. Em comunicado, a UPS informa que o valor oferecido por ação ordinária da TNT embute prêmio de 53,7% ante o preço do papel no fechamento de 16 de fevereiro, um dia antes de a TNT e a companhia anunciarem que estavam negociando um acordo.
A regulamentação do setor de comércio eletrônico no Brasil caminha a passos lentos, e mesmo com alguns impasses empresas do setor se mobilizam para que o questão da entrega de produtos adquiridos pela Internet deixe de ser um problema ao consumidor.
O Plenário iniciou a Ordem do Dia da sessão extraordinária destinada a analisar projetos de lei de autoria de parlamentares. Os deputados já aprovaram o regime de urgência para o Projeto de Lei 99/07, do ex-deputado Tarcísio Zimmermann, que regulamenta a profissão de motorista.
País ainda não tem nenhuma legislação específica que trate do assunto. Programa da CNT prevê a retirada de circulação de caminhões com mais de 20 anos.
O rastreamento de uma caminhonete Mitsubishi Triton, modelo L200, placa NZI-7200, licença de Salvador, roubada há três dias em Lauro de Freitas, levou a Polícia Civil de Itabuna (a 426 km da capital baiana), a um desmanche de veículos roubados, que funcionava na casa de propriedade de Roberto de Oliveira Rocha, 50, no bairro Nova Itabuna, periferia da cidade.
O estado da Bahia poderá sofrer nos próximos anos o maior colapso de sua história no escoamento de cargas. Devido aos novos investimentos industriais e a elevação da produção, a questão portuária tem se tornado assunto frequente nos segmentos empresariais do estado e deixado muitos empresários perplexos com a forma com que a questão está sendo conduzida.
O governo vai dar início a uma verdadeira força-tarefa com agentes federais para acelerar a adoção do Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos (Siniav). No modelo antigo, todas as antenas de captação dos dados estavam a cargo do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e dos Detrans de cada Estado. Agora, além da infraestrutura já disponível pelos Detrans, foram engajadas no projeto instituições como o Departamento Nacional de Transportes Terrestres (Dnit), a Companhia de Engenharia de Tráfego (CEF), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Obra será lançada durante o II Seminário Internacional sobre Reciclagem de Veículos e Renovação de Frota, realizado pela CNT.
O governo decidiu estender a desoneração da folha de pagamento para mais cinco setores da economia brasileira. A ação, em conjunto com o "arsenal" de medidas para conter a valorização do câmbio, deve contribuir, no entendimento da área econômica, para a melhora da competitividade da indústria nacional.