Notícias
Grupo de especialistas na área tributária apresentará ao Senado Federal nos próximos dias propostas para alterar o mais intricado imposto brasileiro: o ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços).
A operação encerrada à meia noite deste domingo (09) registrou, durante os quatro dias de feriado prolongado, 129 acidentes, 57 feridos e 2 mortos.
A edição desta segunda-feira (03) do Diário Oficial da União publica decisão do Juiz da 1ª Vara Federal (Vitória da Conquista – BA) atendendo a pedido da Susep e concedendo tutela antecipada – liminar - em caráter definitivo, para decretar a indisponibilidade dos bens móveis e imóveis de todos os responsáveis pela administração da Associação Baiana dos Transportes de Cargas - Truck Service, sob pena de multa diária de R$ 2 mil.
CT-e passará a ser obrigatório a partir de 1º de dezembro de 2012
Trabalhar cortando o Brasil de fora a fora pode parecer uma grande aventura, mas viver na boleia de um caminhão tem suas desvantagens. Passar muito tempo longe do conforto de casa é uma delas, mais alguns engenheiros, mundo afora, estão trabalhando duro para resolver esse problema e criando caminhões que mais parecem hotéis cinco estrelas sobre rodas.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) assinou acordo com os representantes dos transportadores rodoviários autônomos de cargas e os demais participantes da rodada de negociações realizada na ANTT, no dia 28/08/2012.
A partir da próxima semana começa a valer a fiscalização do período obrigatório de descanso para os caminhoneiros. Os caminhoneiros se reuniram na terça-feira (4) com o governo pra tentar adiar esse prazo.
A procura das médias e grandes empresas brasileiras por veículos que façam o transporte de seus produtos e colaboradores deve crescer cerca de 60% nos próximos três anos. A título de comparação, na Europa a expansão projetada de tal demanda para o mesmo período é de 7% apenas. As companhias que no Brasil atuam com terceirização de frotas podem comemorar, portanto, mas precisam também vencer o patrimonialismo do empresariado local, o qual geralmente quer ser dono dos carros e caminhões que seu negócio usa.
Cada vez mais usado pelos Estados, principalmente no Sudeste, o sistema de substituição tributária tem sido adotado para os mais diversos setores da economia, principalmente pela facilidade de fiscalização e redução da sonegação. O que pode ser uma solução para os Estados, é cada vez mais questionado por contribuintes, administrativamente e no Judiciário.