Notícias
O mais recente Índice de Frete Edenred Repom (IFR) apontou que o preço médio do frete por quilômetro rodado fechou setembro a R$ 6,90 após queda de 3,77% no comparativo com o mês anterior.
Diante do ALERTA publicado pela Coordenação Técnica do ENCAT de que a versão 3.00 do CT-e será extinta e perderá vigência na data de 31 de Janeiro de 2024, em caráter IRREVOGÁVEL, a NTC&Logística, na tentativa de dirimir qualquer tipo de problema que sua empresa possa a vir a enfrentar pela não migração para a versão 4.00 do CT-e, pontua abaixo as principais mudanças nos sistemas, melhorias e ajustes, que prometem simplificar ainda mais a emissão e gestão de documentos fiscais para as empresas Transportadores e Embarcadores.
Com o auditório da Federação das Empresas de Logística, Transporte e Agenciamento de Cargas da Amazônia (FETRAMAZ) lotado, a NTC&Logística por meio da COMJOVEM realizou na última sexta-feira (20), a última edição do Seminário Itinerante de 2023, em Manaus.
O DECOPE – Departamento de Custos Operacionais e Pesquisas Técnicas e Econômicas da NTC&Logística é responsável por estudos técnicos, voltados à apuração de custos de transporte rodoviário de cargas e logística, estatística do setor, estudos macroeconômicos e formação de índices de custos referenciais que medem a inflação do setor, dentre eles os dois com mais destaque são o INCTF – Índice Nacional de Custos de Transporte de Carga Fracionada e o Índice Nacional de Custos de Transporte de Carga Lotação, o INCTL.
Nesta segunda-feira, 16 de outubro, o Diário Oficial publicou promulgação dos três vetos que foram rejeitados pelo Congresso Nacional em acordo com o governo, pela compreensão de ambos da importância da política pública do exame toxicológico para a segurança viária brasileira.
Segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), foram registradas 30.168.458 multas aplicadas por excesso de velocidade em todo território nacional em 2022. Os números registrados refletem consideravelmente nas operações do setor de transporte rodoviário de cargas.
Na edição de outubro, a CNT destaca o desempenho da atividade transportadora do país e a reoneração dos tributos federais sobre combustíveis.
Apesar da alta de 0,4%, o indicador tem oscilado nos últimos trimestres, após uma série de quedas. Em decorrência da baixa demanda, a indústria de transformação enfrenta problemas para elevar a produção.
O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), métrica calculada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) para monitorar as expectativas do setor produtivo do estado, marcou -44 pontos em setembro numa escala que vai de -1.000 a 1.000 pontos. Trata-se da mais baixa pontuação desde maio deste ano.