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O governo espera uma disputa acirrada entre pelo menos seis grupos - CCR, Odebrecht, Invepar, Ecorodovias, Triunfo e Acciona - na próxima rodada de concessões de estradas. Ao todo, serão transferidos 7,5 mil quilômetros de rodovias federais à iniciativa privada, nos próximos três meses. O primeiro teste ocorrerá no dia 30, quando serão licitados dois lotes, a BR-116 (em Minas Gerais) e a BR-040 (Brasília-Juiz de Fora). Um punhado de outras empresas corre por fora, na avaliação oficial, e também demonstrou interesse por essas duas concessões nas audiências públicas realizadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT): Isolux Corsán, Fidens, Barbosa Mello, Fidens, Cowan e Aterpa.
As grandes novidades, no entanto, ficam nos sete trechos com leilão previsto para abril. Eles somam 5,7 mil quilômetros de extensão e seus contratos exigem investimentos, sem levar em conta despesas operacionais, de quase R$ 32 bilhões nos 25 anos de duração dos contratos. A malha concedida passa por Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Bahia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Para os embarcadores, o transporte rodoviário de cargas ficou muito mais caro no ano passado, devido às mudanças como a legislação Euro V e a Lei do Descanso (12.619). Eles defendem medidas para minimizar esse impacto. "Nós achamos que a lei (12.619) é boa porque ela visa segurança e profissionalização. Mas traz novos custos. Alguns fretes subiram até 30%", afirma o coordenador da Comissão de Logística da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), Douglas Araújo. Segundo ele, é "óbvio" que esse custo acabará no produto final.
Araújo diz que a Abiquim vem realizando um trabalho com seus associados e com os transportadores para melhorar a produtividade. "Precisamos diminuir o tempo de espera para carregar e descarregar, por exemplo."
A contribuição sindical urbana é um tributo obrigatório que deve ser pago por todos aqueles que participam de uma determinada categoria econômica, profissional ou de uma profissão liberal em favor de uma entidade representativa da respectiva categoria.
Com o intuito de facilitar o recolhimento das empresas transportadoras de cargas, o SETCEB – Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Estado da Bahia, disponibiliza um serviço no qual envia a referida guia por e-mail.
Caso sua empresa ainda não tenha recebido a guia de recolhimento da Contribuição Sindical por e-mail, basta entrar no site do SETCEB, no endereço www.setceb.com.br ou solicite a mesma, através do e-mail financeiro@setceb.com.br enviando os seguintes dados: CNPJ; Endereço completo com CEP; Capital Social; Tel., e-mail e pessoa de contato.
O trecho baiano da rodovia BR-101 entre Feira de Santana e Mucuri, que será concedido para a iniciativa privada ainda este ano, terá nove praças de pedágio ao longo dos seus 772,3 quilômetros.
A concessão tem um prazo de 25 anos e prevê a recuperação e duplicação da rodovia. Conforme constará na minuta do contrato de concessão, o investimento previsto será de R$ 3,58 bilhões.
Capitaneado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a concessão faz parte da 3ª Etapa do Programa de Concessões de Rodovias Federais, que vai passar sete trechos rodoviários para a iniciativa privada. Antes de se tornar uma realidade, contudo, a concessão do trecho baiano da BR-101 passará por três etapas.
O ano de 2012 foi marcado por novas conquistas na área de infraestrutura. Entre os destaques, a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), o Porto Sul, em Ilhéus, a implantação da Via Expressa Baía de Todos-os-Santos, a maior obra de mobilidade urbana realizada em Salvador, nos últimos 30 anos, a recuperação de portos, aeroportos e aeródromos, além da implantação de parques eólicos. Essas iniciativas tornam a Bahia mais competitiva em termos de logística, habilitando-a para atrair grandes investimentos nacionais e estrangeiros.
Além de recuperar a malha rodoviária estadual, o Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba) se empenha na manutenção das estradas, sinalizando-as, construindo novas praças de pesagem, adquirindo veículos, radares e bafômetros para equipar a Polícia Rodoviária Estadual. Para possibilitar a conservação e maior durabilidade do pavimento, foram colocadas em operação 14 praças de pesagem.
Na próxima quinta-feira, 17 de janeiro,será comemorado o Dia do Senhor do Bonfim com tradicional cortejo religioso que se inicia na Igreja da N. Sª da Conceição da Praia - localizada no Bairro do Comércio, ficando o expediente de muitos estabelecimentos, repartições públicas e órgãos federais comprometidos durante o dia inteiro, visto a enorme concentração de pessoas e carros de som nas ruas do bairro antes,durante e após a passagem do cortejo. Baseando-se neste fato, NÃO HAVERÁ EXPEDIENTE NO SETCEB.Voltaremos a atender normalmente na sexta-feira, horário comercial. O trânsito vai sofrer modificações esta semana devido à Lavagem do Bonfim, que acontece na próxima quinta-feira (17). Confira as alterações.
No apagar das luzes de 2012, as vendas de caminhões e ônibus estão 18,6% abaixo do patamar registrado no mesmo período de 2011. De acordo com os dados da entidade que representa as concessionárias de veículos, a Fenabrave a soma desses dois segmentos da indústria registrou a comercialização de 160.907 unidades contra as 197.718 veículos no acumulado de janeiro a 15 de dezembro.
Esse número mostra uma recuperação do setor uma vez que em 2012 houve duas paradas de produção nas montadoras ,fato inédito nos últimos anos. A primeira, ocorrida em janeiro, deu-se para adaptar as fábricas à tecnologia Euro V que passou a vigorar no País. A segunda, ocorreu no mês de maio em função da redução das vendas, que chegou a ser de até 40% no primeiro semestre deste ano comparação com o mesmo período do ano passado.
A Câmara analisa proposta que determina a instalação de bafômetros em veículos de frota. Pela proposta, o condutor deverá fazer o teste de nível alcoólico sempre antes da partida do veículo. Caso o resultado seja acima de um parâmetro pré-estabelecido, a partida será bloqueada. A medida está prevista no Projeto de Lei 4394/12, do deputado Manato (PDT-ES).
De acordo com a proposta, a instalação do aparelho será obrigatória em veículos destinados ao transporte escolar, em táxis e em frotas de caminhões, ônibus e vans. Esse será um item de fábrica obrigatório para veículos desses tipos produzidos a partir de 2014.
Na boleia do caminhão, o motorista Marcelo Adriano Nunes observa o cerrado e ganha o pão de cada dia ao percorrer os mais de 60 mil km por mês entre a capital federal e o entorno goiano. A partir de janeiro, as viagens serão embaladas ao som da capacitação, que vai transformar a profissão em negócio. Marcelo vai se juntar a mais de 70 mil empreendedores do setor de transporte de cargas, escolar, fretamento e turismo de todo o país para melhorar os resultados de sua atividade. Em uma experiência inédita, o Sebrae, em parceria com a Confederação Nacional dos Transportes (CNT), o Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), vai ajudar esses profissionais com o projeto Gestão de Negócios para Microempresas e para Microempreendedores Individuais de Transporte.
Com previsão de investir R$ 972 milhões no sistema de mobilidade urbana de Salvador, com obras que englobam a construção e ampliação de avenidas e viadutos, o governo do Estado pretende, segundo o secretário da Casa Civil do governo do Estado, Rui Costa, articular a viabilidade de parcerias administrativas com a nova gestão da capital baiana, que a partir de janeiro tem como prefeito o deputado federal ACM Neto (DEM).