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Depois de um início do ano de piora nas expectativas, o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Holland, afirma que a economia brasileira está recuperando a confiança e o que o País vai continuar na trajetória de bons e sólidos resultados fiscais. Na sua avaliação, o quadro macroeconômico e fiscal não será empecilho para o aumento dos investimentos e o crescimento da economia. "Não há motivo nenhum para acreditar que haja algum empecilho advindo do quadro macroeconômico brasileiro", afirma o secretário.
As primeiras rodovias brasileiras surgiram no século XIX, mas a ampliação da malha rodoviária ocorreu no governo Vargas (1932), com a criação do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER) em 1937 e, mais tarde, com a implantação da indústria automobilística, na segunda metade da década de 1950, a aceleração do processo de industrialização e a mudança da capital federal para Brasília. A partir daí, a rede rodoviária se ampliou de forma notável e se tornou a principal via de escoamento de cargas e de passageiros do país.
Foi publicado no Diário Oficial da União o Ato Declaratório Executivo Sufis nº 5, de 17 de julho de 2013, que aprova e divulga o leiaute do Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, o e-Social.
Os dezessete mortos em dois acidentes ocorridos nas estradas baianas anteontem poderiam ter sido evitados, se os motoristas não estivessem em alta velocidade, pois este é um dos principais motivadores de acidentes fatais. Por causa das imprudências, a estatística tem aumentado. De janeiro de 2013 a dezembro, a PRF registrou 10.284 acidentes, com 4.703 feridos leves, 1.550 feridos graves e 789 mortos. Já o ano de 2014, o órgão notificou 712 acidentes, com 423 feridos e 71 mortos.
Usar a declaração do ano anterior como referência facilita o preenchimento. Antecipação evita erros e facilita na escolha do melhor modelo.
Pesquisadores estão desenvolvendo um projeto que visa reunir, de forma padronizada, dados vindos de diversas fontes ligadas ao transporte rodoviário de produtos perigosos (TRPP), na cidade de São Paulo. A ideia é, via acesso remoto, constituir um portal que auxilie o gerenciamento dos dados, dos riscos e dos acidentes envolvendo o setor. O projeto tem coordenação do professor José Alberto Quintanilha, do Laboratório de Geoprocessamento do Departamento de Engenharia de Transportes da Escola Politécnica (Poli) da USP.
O presidente da Seção de Transporte de Cargas da CNT e da Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de São Paulo, Flávio Benatti, avalia como positiva a lei 15.315/2014, que entrou em vigor no dia 18 de janeiro no estado. A norma agrava a punição para empresas que forem flagradas comercializando mercadorias roubadas. Em entrevista à Agência CNT de Notícias, ele destacou que a legislação atinge um dos principais fatores em torno do elevado índice de roubo de cargas, que é a receptação.
A contribuição sindical urbana é um tributo obrigatório que deve ser pago por todos aqueles que participam de uma determinada categoria econômica, profissional ou de uma profissão liberal em favor de uma entidade representativa da respectiva categoria.
Na família de Tomaz Gabriel, de 70 anos, a profissão de motorista de caminhão passa de pai para filho há mais de um século. A vida nas estradas teve início com o avô, arrebatou o pai e, apesar dos sacrifícios, caiu no gosto de Gabriel logo cedo. Começou como funcionário, mas aos 33 anos já conseguiu comprar o primeiro caminhão. Era um "mercedinha 71", usado e pago em 24 vezes.