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A nova fábrica de motores da Ford, um investimento de R$ 400 milhões, e as obras do Centro de Distribuição do grupo O Boticário, ambas na Bahia, são dois bons exemplos da expansão da economia no estado. “É por isso que a Bahia vem se mantendo como a maior economia do Nordeste – 29% do PIB nordestino – e somos a sexta maior economia com crescimento, no ano passado, de 4,3% acima da média brasileira”, comemora o governador Jaques Wagner que fala sobre o assunto diretamente com os ouvintes de seu programa de rádio semanal ‘Conversa com o Governador’.
Especialista da UFRGS, João Albano explica impactos da carga excessiva dos caminhões na malha rodoviária e defende mais investimentos em manutenção.
Fiscalização deficiente agrava o problema. Conforme CGU, prejuízo é de mais de R$ 1 bi por ano.
Ao todo foram comercializados 11.549 implementos no País, no mês passado, sobre as 13.693 unidades em março de 2013.
Principal objetivo é atrair investimentos em infraestrutura de transporte para o Brasil; inicialmente, o foco principal serão ferrovias, portos e aeroportos.
Dispõe sobre a restrição do trânsito de Combinações de Veículos de Carga e demais veículos portadores de AET em rodovias federais nos períodos de feriados e grandes eventos do ano de 2014.
O Centro da cidade e o Comércio são as áreas onde acontecem mais flagrantes de motoristas descumprindo a legislação sobre carga e descarga de mercadorias. Por outro lado, os problemas com circulação de veículos pesados fora do horário permitido são mais comuns nas regiões do Iguatemi, Avenida Luiz Viana (Paralela) e orla. As informações são da Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador), que autuou mais de 2.700 veículos por desobediência à Lei de Carga e Descarga e de Restrição de Circulação de Veículos Pesados, entre setembro e dezembro de 2013.
Para os cidadãos comuns pode soar estranho, mas para o BNDES e alguns empresários é uma oportunidade séria: revolucionar o transporte global de cargas com dirigíveis. Inédito no planeta, o projeto já movimenta mais de R$ 100 milhões e promete levantar voo até o fim de 2016. Ousada, a proposta de criar uma aeronave que vai, ainda, estrear um novo modal logístico prevê uma frota inicial de até 20 dirigíveis, que poderão transportar até 30 toneladas cada e fazer o Brasil passar a frente de países como Estados Unidos, Inglaterra, Rússia e Alemanha, que já têm projetos semelhantes.
Novecentos e trinta contribuintes baianos que usavam indevidamente inscrições de microempreendedores individuais (MEI) foram tornados inaptos, desde agosto de 2013, pela Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz-Ba), por registrarem faturamento acima do previsto em lei, que é de R$ 60 mil por ano.
Os resultados positivos do Programa de Controle Fiscal (Proconfis) da Bahia foram mostrados para representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) de diversos países, como Canadá, Japão e Argentina, em reunião na Governadoria, no Centro Administrativo, em Salvador.