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Em um país que movido por rodas, é necessário ter pneus para que os caminhões transportem de um lado para o outro as riquezas do país. E pneu é custo. Ele custa muito para a empresa de transporte de cargas, para a empresa de transporte rodoviário de pessoas (nas cidades e nas estradas) e muito mais para os caminhoneiros autônomos que arcam sozinhos com todas as despesas.
Medida deveria passar a vigorar dia 17 de abril, mas ABCR diz que é preciso implantar antes um sistema para comprovar se caminhão está vazio.
Um dos principais itens do que está sendo chamado no Planalto de "segunda etapa do ajuste fiscal" ou "agenda de retomada do crescimento", o programa de concessões em infraestrutura deverá ser reformulado para atrair novos interessados.
Com caminhões demais e mercadoria de menos, o governo começa a implementar neste ano uma política para diminuir a quantidade de veículos autorizados a fazer transporte de carga no país.
A obrigatoriedade de uso do extintor ABC será prorrogada por mais 90 dias, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Com essa mudança, a data será alterada pela terceira vez, passando de 1º de abril para 1º de julho. A resolução 333/2009 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determina que carros de passeio, utilitários, caminhonetes, caminhões, ônibus, micro-ônibus e triciclos de cabine fechada utilizem o equipamento.
Obrigatoriedade é válida somente para regimes especiais concedidos antes de maio de 2013. O objetivo é adaptá-las à nova realidade digital do Fisco estadual.
O arrocho no crédito pode comprometer o cronograma de obras das concessões de rodovias e aeroportos. As empreiteiras que precisam de empréstimos de longo prazo para tocar as obras estão tendo dificuldade para fechar financiamentos. Um dos grandes problemas é conseguir a carta fiança de um banco privado para garantir o empréstimo de longo prazo no BNDES.
Apesar de haver um "grupo" de trabalho para discutir a Tabela de Frete Mínimo, criada na última terça-feira (10), o governo federal não vê viabilidade na adoção de uma tabela de "referência" de valores. A declaração foi do secretário-executivo da Secretaria-Geral da presidência da República, Laudemir Müller, durante audiência pública realizada pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), do Senado, nesta quinta-feira (12) pela manhã. Um dos interlocutores dos caminhoneiros, junto ao governo federal, o senador Blairo Maggi (PR-MT) pontuou que existem impedimentos no Supremo Tribunal Federal (STF) que travam a realização de qualquer tipo de tabelamento no âmbito da iniciativa privada.
Transporte será via avenidas Vasco da Gama e ACM. Obra vai reduzir viagem de 1 hora para 15 minutos e vai durar 2 anos.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira a criação de uma comissão externa para acompanhar a paralisação nacional dos caminhoneiros que poderá ocorrer nos próximos dias.