Notícias
A crise econômica tem forçado os brasileiros a mudarem seus hábitos de consumo. Uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em todas as capitais e em cidades do interior revela que 85,9% dos brasileiros se viram obrigados a ajustar o orçamento doméstico para se defender dos efeitos da crise.
Com objetivo de discutir e oferecer sugestões ou medidas técnicas para o aperfeiçoamento do transporte rodoviário de cargas, o Fórum TRC terá natureza consultiva e propositiva ao Ministério dos Transportes, sem se confundir com a atuação do CONIT (Conselho Nacional de Integração de Políticas de Transporte).
Com boa parte da clientela envolvida na Operação Lava Jato, o BNDES travou desembolsos de R$ 22 bilhões a projetos de infraestrutura, estimam executivos de bancos e de grandes empresas consultados pelo jornal O Estado de S. Paulo. Para fugir do risco das operações, o banco ampliou a burocracia para efetuar os desembolsos que já foram aprovados há três anos. A maior parte desses recursos (R$ 8 bilhões) foi comprometida à Sete Brasil, empresa criada para fornecer as sondas para a Petrobras.
Os especialistas mantêm a previsão de que, apesar do recuo, a inflação fechará 2016 acima do centro da meta pelo segundo ano seguido.
Estimativa anterior, de janeiro, era de contração de 3,5% este ano. Projeção de crescimento mundial também caiu, para 3,2%.
Previsão dos analistas para IPCA deste ano passou de 7,28% para 7,14%. Expectativa do mercado de recuo do PIB piora para 3,77% em 2016.
Até agora já são mais 85 mil contribuintes utilizando o DT-e. As empresas tornadas inaptas estão no grupo das grandes e médias, cujo prazo oficial de cadastramento se encerrou em 31 de dezembro.
Pesquisa do ILOS – Instituto de Logística concluiu que a movimentação de cargas nos centros urbanos é fundamental para a economia do país e o abastecimento da população. Tudo o que chega à mão do consumidor chega por meio do caminhão.
Taxa passou de 0,9% em fevereiro para 0,43%, em março. Maioria dos preços das despesas desacelerou, mas alimento subiu mais.
No Brasil, apenas 3% das empresas calculam corretamente o valor do frete, com impostos federais e ICMS juntos.