Notícias
Em 2017, preocupados com o alto índice de acidentes no trânsito e vivenciando o dia a dia dos principais hospitais no Rio de Janeiro, especialistas do Centro Ortopédico Ipiranga (COI) se uniram e lançaram a campanha “Dirija Sem Desculpas”. A ação fez um alerta para quem sempre justifica seus erros ao volante após provocar um acidente.
A insegurança não é só um mal social, se tornou um problema econômico. No setor de transportes as empresas perdem por ano mais de R$1 bilhão, isso somente no prejuízo causado com o roubo de carga. Em 2016, esse valor chegou a R$ 1,3 bilhão em cerca de 20 mil ocorrências. No ano passado, de acordo com as estimativas da NTC&Logística, o número de sinistros cresceu até 7%. Mas o maior problema na “epidemia” do roubo de cargas é o desabastecimento em algumas cidades ou a criação de taxas extras para realizar o transporte.
Depois do sucesso, em abril, do programa Saúde no Trecho, realizado nos municípios de Salvador, Simões Filho, Candeias e São Sebastião do Passé, agora é a vez de Feira de Santana, Conceição do Jacuípe, Santo Amaro e Amélia Rodrigues receberem o projeto. A ação, que conta com o apoio das prefeituras locais e das secretarias municipais de saúde e educação é coordenada pela VIABAHIA Concessionária de Rodovias S/A e a VITALMED.
Índice de pessoas em débito saltou de 13%, em 2016, para 18% no ano passado
Diversos prédios públicos e monumentos já ganharam a iluminação amarela para marcar a passagem de mais um Maio Amarelo. O Palácio do Planalto, o Congresso Nacional, a Esplanada dos Ministérios, a Catedral de Brasília, o Cristo Luz de Camboriú (SC), o Palácio Rio Branco (AC) e o Palácins deles. O objetivo da iluminação diferenciada durante o mês de maio é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
Você já parou para pensar do que é feito o trânsito? Mais do que veículos, barulho e congestionamentos, o trânsito é feito de pessoas. E as pessoas merecem respeito. São as pessoas que se ferem e muitas vezes, num ato impensado, matam no trânsito. Por isso, o alerta proposto pelo tema deste ano do Movimento Maio Amarelo: “Nós somos o trânsito”. E assim começa mais um Maio Amarelo, movimento da sociedade e para a sociedade que visa alertar sobre a importância do trabalho de prevenção dos acidentes de trânsito.
A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou o Projeto de Lei 4365/16, do Senado, que torna obrigatória uma avaliação anual de saúde ocupacional dos motoristas profissionais do transporte autônomo de cargas.
De acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária, 90% dos acidentes são resultados de falhas humanas. Para conscientizar pedestres e condutores, o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) aderiu, por mais um ano, ao movimento global Maio Amarelo, lançado em Salvador, na manhã desta quarta-feira (2), durante um evento no Fiesta Convention Center, no bairro do Itaigara.
Foram contabilizadas abordagens a 11.804 pessoas e a 4.880 veículos, sendo extraídos 2.933 autos de infração de trânsito (AIT), 28 remoções de carros, e 65 recolhimentos CNHs.
O programa Jornada desta semana traz reportagem especial em virtude do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, celebrado em 28 de abril.