Notícias
A publicação dos AJUSTES SINIEF nº 48, 49 e 50, todos de 9 de dezembro de 2022, trouxe importante alteração nas obrigações acessórias relacionadas aos documentos fiscais eletrônicos, marcando um avanço significativo na modernização tributária no Brasil.
Não se chega a um consenso sobre o percentual, mas é dito que o setor de transporte rodoviário de carga movimenta entre 60% e 80% de tudo o que é produzido no Brasil. Isso se deve a uma série de ineficiências em outros modais, que não conseguem atender a logística brasileira com a mesma agilidade dos caminhões.
O Supremo Tribunal Federal formou, nesta sexta-feira (6/12), maioria para confirmar a constitucionalidade do contrato de trabalho intermitente, inserido na Consolidação das Leis do Trabalho pela reforma trabalhista de 2017.
A partir do dia 1º de janeiro de 2025 o Vale-Pedágio obrigatório passará a valer de forma eletrônica, com o uso de TAGs. Dessa forma, os modelos operacionais atuais, cartão e cupom, serão descontinuados. A nova regra foi estabelecida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), por meio da Resolução nº 6.024, de 3 de agosto de 2024.
Iniciativa marca o Dia Nacional da Acessibilidade e reforça o compromisso do Sistema Transporte com a inclusão, acessibilidade e diversidade no setor transportador.
Na última terça-feira, 3 de dezembro, foi realizada a Reunião Ordinária da Seção II da Confederação Nacional do Transporte (CNT), conduzida pelo presidente da Seção, Eduardo Rebuzzi, que também preside a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística). Participaram da reunião presidentes de federações e associações nacionais do Transporte RODOVIáRIO de Cargas (TRC), além de outras importantes entidades integrantes desse fórum.
Para especialistas, a Síntese de Indicadores Sociais (SIS), divulgada ontem pelo IBGE, mostra que as políticas públicas voltadas para distribuição de renda e a geração de empregos formais são responsáveis pela melhoria de vida da população.
Investimento de R$ 17 milhões do Ministério dos Transportes foi aplicado em melhorias no trecho entre Gilbués e São Gonçalo do Gurguéia, no Piauí.
O mês de novembro fechou com queda nas vendas de caminhões novos. De acordo com os dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), foram vendidos 10.002 caminhões em novembro, número 15,96% menor do que o registrado em outubro, quando haviam sido vendidos 11.902 pesados.
Serviços e indústria puxaram o resultado do PIB.