Notícias
As rodovias representam cerca de 61% de todas as cargas do agronegócio.
Economistas ouvidos pelo Banco Central no boletim Focus agora preveem IPCA de 4,21% este ano.
O Fantástico teve acesso exclusivo a uma investigação que revela como caminhoneiros e transportadoras burlam as normas de segurança para aumentar a capacidade de transporte de carga. São flagrantes dessa fraude que põe em risco a vida de motoristas e passageiros nas estradas brasileiras. Segundo o Denatran, circular com o quarto eixo é uma infração grave, passível de multa e de retenção do caminhão.
Concessionárias já têm encomendas para o segundo trimestre de 2021, diz Fenabrave.
Em pesquisa conduzida pelo Instituto Paulista do Transporte de Cargas (IPTC), órgão criado pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (SETCESP), foram apontados 21 centros de distribuição na grande São Paulo, dos quais apenas 46% emitem nota fiscal.
Como medida preventiva para conter a pandemia do novo coronavírus, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) publicou, em junho, a Resolução 782/20, que suspendia os prazos de processos e procedimentos ligados ao Sistema Nacional de Trânsito. O texto foi revogado e, a partir de 1º de dezembro de 2020, serviços que tiveram os vencimentos prorrogados, como renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), transferência de propriedade e registro e licenciamento de veículo 0 km, precisam ser regularizados.
Depois de oito meses seguidos de resultado negativo, as contas públicas fecharam outubro com saldo positivo. O setor público consolidado, formado por União, Estados e municípios, apresentou superávit primário de R$ 2,953 bilhões em outubro, segundo o relatório de estatísticas fiscais divulgado hoje (30) pelo Banco Central (BC).
Acusado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, de querer furar o teto de gastos, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, elaborou uma proposta para o governo deixar de gastar R$ 1,4 bilhão no Orçamento do próximo ano e até R$ 26 bilhões em dez anos. Esse dinheiro poderá ser destinado a outro gasto, escolhido pelo governo, sem desrespeitar a lei do teto. A ideia da equipe de Marinho é usar esses recursos para reformular os fundos de desenvolvimento regional, que passariam a funcionar como estruturadores de projetos e estimulariam investimentos em infraestrutura.
Aconteceu ontem, 26, por meio de conferência online, a penúltima reunião do ano com a Diretoria da NTC para tratar de assuntos relevantes para o transporte rodoviário de cargas. Na oportunidade, houve a participação do presidente da CNT, Vander Costa, vice-presidente da confederação, Flávio Benatti e o presidente interino da seção de cargas da CNT e vice-presidente da NTC, Eduardo Rebuzzi, que comentaram as atividades que estão sendo desenvolvidas em Brasília junto ao congresso nacional. Participaram também empresários associados e lideranças das entidades de todo o Brasil, os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da entidade, Francisco Pelucio.
Foram 12 anos realizando o Congresso NTC e o Encontro Nacional da COMJOVEM pelo Brasil, diversos estados tiveram a oportunidade de receber um dos maiores eventos da entidade que recebe gerações de transportadores para discutir o transporte e também se confraternizar a cada final de ano.