Notícias
No próximo dia 22 de julho, Salvador será a terceira cidade a receber o Seminário Itinerante da COMJOVEM.
Promovido pela NTC&Logística há 18 anos, o evento tem como objetivo promover aproximação entre os associados e a atualização técnica, fornecendo oportunidade de novos negócios aos transportadores da região, sempre contando com uma programação diversificada, através de temas ligados a tecnologia, gestão de frotas, além de insights e muito networking.
O movimento de caminhões e ônibus em estradas pedagiadas do Brasil recuou em junho na comparação com maio. Segundo a Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), a queda foi de 2,4%. Por outro lado, houve aumento de 2,9% na comparação com junho de 2021. Da mesma forma, ocorreu avanço de 2,4% no primeiro semestre deste ano ante o mesmo período do ano passado.
Representantes dos caminhoneiros têm criticado duramente a proposta do governo federal de conceder auxílio mensal de R$ 400 para a categoria, como forma de amenizar a alta do preço do diesel. O subsídio, segundo os líderes da classe, não aplacaria os impactos dos aumentos.
O deputado federal Nereu Crispim (PSD-RS), presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Caminhoneiro Autônomo e Celetista, classificou o valor como “esmola”. Segundo ele, o auxílio não pagaria a recapagem de pneu. "Essa proposta é um deboche”, declarou o parlamentar.
Os dados foram recolhidos na reunião realizada na semana passada, quando a taxa básica de juros da economia foi elevada de 12,75% ao ano para 13,25% ao ano – um aumento de 0,5 ponto.
O reajuste nos preços dos combustíveis anunciado pela Petrobras na última semana deve começar a atingir a população baiana nos próximos dias. Entidade que representa os caminhoneiros na Bahia, por exemplo, projeta que o aumento do diesel (6,4% no caso do diesel S10 e 6,5% no S500) deve deixar o frete mais caro, elevando também o preço dos produtos nos supermercados de toda Bahia.
O Sistema CNT e o Ministério da Infraestrutura firmaram, nesta quinta-feira (15), um acordo de cooperação técnica com objetivo de estimular o desenvolvimento de uma política nacional integrada que contribua para o desenvolvimento do setor de transporte. Pelos termos do acordo, espera-se a melhoria do planejamento de transportes, da segurança no trânsito e o aprimoramento da educação para a cidadania no trânsito, da mobilidade e da efetividade do transporte de cargas e de passageiros no país.
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) proibiu definitivamente a utilização de letreiros luminosos e adesivos nas áreas envidraçadas dos veículos. A determinação consta na Resolução Contran Nº960, que entrou em vigor no último dia 1º de junho.
Empresários e lideranças do transporte rodoviário de cargas estarão reunidos, em Criciúma, no dia 21 de junho, para a realização do Seminário Itinerante da COMJOVEM, na Associação Empresarial de Criciúma. O evento é uma iniciativa da NTC&Logística por meio da COMJOVEM e conta com o núcleo do projeto na região Sul de Santa Catarina para a sua organização.
Apesar da queda recente da atividade industrial, a confiança do empresário da indústria aumentou e atingiu o maior nível desde outubro do ano passado. Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) subiu 1,3 ponto em junho, de 56,5 para 57,8.
Em evento organizado pela Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), em Campina Grande, sobre a reforma tributária, o presidente da República em exercício, Rodrigo Pacheco, defendeu a urgência da votação do tema.
Ao lado do presidente da FIEP, Buega Gadelha, Rodrigo Pacheco, falou sobre tributação e garantia constitucional, defendendo a urgência na votação da Reforma Tributária e disse reconhecer a importância do tema para a sociedade brasileira, especialmente a classe empresarial que durante tanto tempo busca caminhos mais favoráveis quando o assunto é pagamento de impostos.