Notícias
O volume de serviços prestados subiu, na comparação de julho com julho de 2021, em quatro das cinco atividades investigadas pela Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça, 13. No agregado, o volume de serviços prestados subiu 6,3% na comparação com julho do ano passado.
Documento “O transporte move o Brasil – Propostas da CNT ao país” foi elaborado a partir das análises e pesquisas produzidas pela Confederação.
Para 2023, a estimativa de inflação ficou em 5,17%. Para 2024 e 2025, as previsões são de inflação em 3,47% e 3%, respectivamente.
Mesmo com o aumento da produção de caminhões em agosto, no acumulado de 2022 o setor registra queda de 2,7% em relação ao mesmo período de 2021.
Inflação do transporte acumulada em 12 meses voltou a um dígito (7,62%) depois de passar 16 meses em patamar de duas casas decimais.
O DECOPE – Departamento de Custos Operacionais e Pesquisas Técnicas e Econômicas da NTC&Logística é responsável por estudos técnicos, voltados à apuração de custos de transporte rodoviário de cargas e logística, estatística do setor, estudos macroeconômicos e formação de índices de custos referenciais que medem a inflação do setor, dentre eles os dois com mais destaque são o INCTF – Índice Nacional de Custos de Transporte de Carga Fracionada e o Índice Nacional de Custos de Transporte de Carga Lotação, o INCTL.
O Índice de Confiança das Micro e Pequenas Empresas teve, em agosto, alta de 2,7 pontos. Assim, o indicador – elaborado numa parceria entre a Fundação Getulio Vargas (FGV) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) – atingiu 100,6 pontos, melhor marca desde novembro de 2013.
O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), a inflação oficial no país, fechou agosto em -0,36%, no segundo mês consecutivo de deflação. Os dados foram divulgados hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O salário mínimo ideal para sustentar uma família de quatro pessoas em agosto no Brasil deveria ter sido de R$ 6.298,91, calculou o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), com base em uma pesquisa de preços dos itens da cesta básica divulgada nesta terça-feira (6). O valor é mais de cinco vezes o salário mínimo atual, de R$ 1.212.
Essas empresas e cooperativas terão seus dados consultados pela ANTT na base de dados da Receita Federal, e deverão ter um ou mais dos CNAE descritos, como atividade econômica principal ou secundária.