twitter  youtube  facebook

Notícias

26/10/2016 - Notícias
Greve de servidores da Receita afeta transporte de cargas e atendimento
por ABTC

Uma greve de servidores da Receita está afetando o transporte de cargas e o atendimento a contribuintes.

 

Na fronteira do Brasil com o Paraguai, em Mato Grosso do Sul, o seu Alsemir está parado com o caminhão há mais de uma semana.

“Já acabou a mercadoria lá e nós estamos esperando liberação para levar mercadoria para distribuir no Paraguai", diz o caminhoneiro Alsemir Moreira.
Seu Mauro é outro que está perdendo a paciência: "Tem dia que tá vontade de ir embora, deixar aqui e ir para lá, porque ficar oito, dez dias aqui, não é brincadeira".

A Receita Federal tem oito mil analistas tributários em todo o Brasil. Segundo o sindicato da categoria, 90% cruzaram os braços nesta segunda-feira (24). Em várias cidades do país os servidores fizeram protestos.

O sindicato diz que o movimento é por melhoria nos salários e no plano de carreira. A Receita Federal informou que não vai comentar a greve.

A paralisação também está prejudicando quem precisa ser atendido pessoalmente nos postos da Receita. Nem toda situação pode ser resolvida pela internet, e são os analistas tributários que atendem as pessoas que precisam trazer documentos para resolver pendências. Pelo menos até quarta-feira (26), ninguém vai ser atendido.

“Às vezes tem algum processo em andamento junto à Receita Federal, de alguma impugnação, coisa assim. A certidão só sai no atendimento presencial”, afirma o contador Jorge Aparecido Dutra.

Seu Antônio está tentando abrir uma empresa de advocacia, e precisa da certidão negativa de débitos da Receita: “Fizeram um pré-agendamento para amanhã, dia 25, às 11h30. Mas já estou sabendo que o atendimento foi suspenso".