twitter  youtube  facebook

Notícias

19/05/2015 - Notícias
Inadimplência completa 12 meses seguidos de alta, mostra Serasa
por G1

Indicador teve alta de 12,2% em abril frente ao mesmo mês de 2014. Na comparação com março, índice cresceu 1,8%.

 

Os consumidores brasileiros estão deixando mais contas sem pagar. Segundo dados da Serasa, a inadimplência subiu 12,2% em abril frente ao mesmo mês de 2014 – a 12ª alta seguida do indicador nessa base de comparação.

Ainda assim, a elevação é a menor registrada este ano: em março, a alta foi de 13,2%, e em fevereiro, de 17,4%.

Na comparação com março, a inadimplência teve alta de 1,8%, a segunda seguida, de acordo com os dados da Serasa. No ano, houve expansão de 14,9% frente ao mesmo período do ano passado.

Origem das dívidas
Na comparação entre meses de março, a maior alta na inadimplência foi registrada entre os títulos protestados, de 14,6%. Houve forte crescimento também entre as dívidas com bancos, de 12,6%, e entre as dívidas não bancárias (junto aos cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica, água etc.), de 11,8%.

O crescimento só não foi maior porque houve recuo, de 6,7%, nos cheques devolvidos por falta de fundos, de acordo com o levantamento. Na comparação com mesmos meses do ano anterior, essa modalidade de inadimplência vem registrando quedas consecutivas desde fevereiro de 2012.

Perspectivas
Ainda segundo a Serasa, a inadimplência do consumidor deve seguir crescendo ao longo dos próximos dois trimestres. De acordo com os economistas da entidade, fatores como taxas de juros elevadas, infalção e desemprego estão influanciando a perspectiva de crescimento da inadimplência do consumidor.

Para as empresas, a estimativa é que a inadimplência siga elevada ao longo dos próximos meses, embora sem aceleração, tendendo a apresentar um relativo abrandamento a partir do virada do terceiro para o último trimestre deste ano.