twitter  youtube  facebook

Notícias

18/05/2015 - Notícias
ISO 39001 - Certificação cada vez mais acessível
por NTC&LOGÍSTICA

Ideal Volvo de Zero Acidentes e ISO 39001 são debatidos em evento..

 

Entre os palestrantes do Seminário Volvo de Segurança – Zero Acidentes promovido em São Paulo, na sede da NTC&Logística, Paulo Gottlieb, da TRS Engenharia, aproveitou o gancho da filosofia de segurança e o ideal de zero acidentes apresentados no primeiro painel para trazer mais um estímulo aos empresários, a ISO 39001.

 

A preocupação com a segurança viária já é foco de debates há muito tempo, mas o índice de acidentes no Brasil ainda preocupa. O evento em São Paulo não foi por acaso, o estado representa uma grande movimentação do TRC e, não por coincidência, números assustadores de fatalidades, com 94.404 acidentes de trânsito em 2014, sendo 30.018 com caminhões, deixando mais de 45.000 feridos e 2.606 mortos no ano passado.

 

Considerando não só essa realidade brasileira, mas o cenário mundial – estatísticas da OMS sobre expansão epidêmica das mortes apresentam os acidentes de trânsito como 9º lugar em 1999 e preveem um salto para a 5ª colocação em 2030, abaixo apenas de doenças do coração, cerebrovasculares, pulmonares e depressão – surge, dentro de muitos projetos, a demanda por uma Norma de Sistema de Gestão de Segurança Viária (SGSV) e a formação do PC241, grupo de trabalho com especialistas de 39 países e 12 entidades internacionais.

 

A norma ISO 39001 - Road Traffic Safety (RTS) Management Systems – Requirements with guidance for use- foi publicada em outubro de 2012 com o objetivo de especificar os requisitos para um sistema de gestão que permita a uma organização, que interage com o sistema viário, reduzir mortes e ferimentos graves em acidentes de trânsito.  De acordo com Gottlieb, a norma leva para a gestão da empresa a questão da segurança viária, não só para as empresas do TRC, mas para qualquer instituição que esteja relacionada ao transporte, até mesmo uma escola pode se candidatar a certificação. “A ISO 39001 traz a segurança viária como política da empresa, identifica métodos e ferramentas para a prevenção de quem quer iniciar esse processo”, comenta.


A ISO 39001 pode ser implantada gradativamente por sistemas já existentes (SGQ, SGA, SASMAQ, SST ), incorporando os requisitos da norma neles, ou departamentos ou ainda requisitos específicos dentro da norma, para depois se expandir. Gottlieb mostrou aos empresários como essa norma já é realidade na Europa e vem se expandindo pela América Latina, até pelo retorno positivo não só em redução do acidente mas, até mesmo, na gestão financeira dos negócios. Um exemplo foi o caso da FM CONWAY no Reino Unido que, após certificação, conseguiu 10% de desconto no prêmio do seguro, esse valor economizado foi suficiente para pagar o investimento inicial na certificação e a sua manutenção por sete anos.

 

A palestra foi concluída com a promessa da tradução da norma pela ABNT, que já vem trabalhando nesse processo, e com os cinco passos para iniciar a implantação da norma:

 

1 - Diagnóstico de segurança viária (número de acidentes registrados, causas e custos);

2 – Análise de riscos;

3 – Ações corretivas (AC);

4 – Verificar efetividade das AC;

5 – Estabelecer metas, planos de ação e medir.

 

Confira também o Manual da Norma ISO 39001 desenvolvido pelo PVST nesse link.