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Notícias

17/12/2014 - Notícias
Um caminhão em férias - Dicas de viagem para caminhoneiros
por RANDON

Natal, Réveillon, férias escolares, reencontro com familiares. A época é propícia para pegar o carro e encarar a estrada. Há quem escolha o ônibus. Mas, às vezes, motoristas autônomos preferem unir o útil ao agradável levando a família para as férias utilizando o seu caminhão. Todos os casos envolvem segurança, o que requer manutenção preventiva e alguns cuidados básicos.           

Preocupadas com o tema da segurança de veículos, cargas e pessoas, as Empresas Randon apresentam algumas dicas para os profissionais da estrada usarem seu veículo para viagem de férias.

CUIDADOS COM O IMPLEMENTO

Com a chegada do final de ano convive-se com duas situações, aumento do fluxo de veículos nas rodovias, além do início da estação de chuvas o que exige atenção redobrada de todos os motoristas, que devem sempre dirigir de forma defensiva, visando a prevenção de acidentes. Lembrando que, além da carga que deverá ser entregue, motorista e sua família devem chegar ao destino em segurança.

A Randon recomenda realizar sempre o plano de manutenção periódica conforme indicado no manual do proprietário de seus produtos, junto à Rede Autorizada Randon, onde os profissionais são capacitados pela fábrica, garantindo assim  o uso de componentes e lubrificantes genuínos, ferramentas e procedimentos adequados, permitindo maior conservação, durabilidade e melhor desempenho do implemento. Por motivos de segurança, a Randon aconselha que o implemento não seja entregue aos cuidados de terceiros, que desconheçam as condições de segurança, uso e manutenção do mesmo.

Alguns itens devem frequentemente ser verificados, tais como: calibragem dos pneus de acordo com a carga transportada, correto alinhamento de eixos, verificação geral do torque dos parafusos da suspensão e rodados, lubrificação dos componentes indicados no manual, inspeção dos itens de desgaste, drenagem do sistema pneumático, correta amarração da carga transportada, além de somente transportar a carga permitida por Lei (nunca rodando com excesso de carga).

A Randon disponibiliza aos seus clientes uma ampla Rede de Concessionárias, composta por 93 casas, espalhadas por todo o Brasil que estão à disposição dos usuários para realizar as revisões e manutenções.

FREIOS

Mais importante que chegar ao destino, é chegar com segurança, e para isso o perfeito estado do sistema de freios é fundamental. A Master recomenda visitas regulares à oficina especializada como ação preventiva para estar tudo em dia no momento das necessidades de parar o veículo.  Situações como ruído na frenagem, aumento da distância de parada e veículo ‘’puxando’’ mais para um dos lados indicam necessidade urgente de manutenção ou alinhamento. Também os ruídos clássicos de vazamento de válvulas e câmaras de freio podem ser detectados pelo motorista ao fazer uma parada. Quando as lonas não são trocadas no momento certo, os rebites começam a agredir o tambor, danificando-o e deixam de realizar a frenagem adequadamente.  No caso dos freios ABS, um cuidado especial deve ser tomado em relação ao sistema que, devidamente ajustado, permite maior segurança ao usuário, maior vida útil aos pneus e redução do risco de acidentes. Mesmo para caminhões que utilizam o ajustador automático de freio, a recomendação é fazer a manutenção e realizar a troca de componentes que estejam gastos.

LONAS E PASTILHAS PARA FREIO       

Ossinais de alerta mais evidentes de desgaste destes itens podem ser percebidos através de uma inspeção visual do motorista, pelo aquecimento do sistema de freios ou mesmo devido ao pedal longo, situação em que é preciso pisar mais para obter uma distância de frenagem segura. Nestes casos, substitua as peças (lonas ou pastilhas). Ao ser feita a troca das lonas do freio a tambor, as molas também precisam ser substituídas e deve ser observado o estado dos patins ou das sapatas de freio. Outro detalhe que pode influenciar na perda de eficiência de frenagem são as folgas no sistema, que podem ser eliminadas procedendo-se a troca das buchas do freio. Aproveite também para uma inspeção geral nos tambores (ou discos) de freio, pois se houver trincas, corrosão ou riscos, a peça irá causar redução da vida útil das lonas (ou pastilhas), bem como diminuir a eficiência do sistema de freio. Por isso o tambor (ou disco) deve ser reusinado periodicamente, até seu limite de segurança, conforme manual do fabricante.

SUSPENSÕESIndependentemente do modelo de caminhão, é semprerecomendada manutenção preventiva nas suspensões mecânicas e pneumáticas, observando os períodos estabelecidos pelo fabricante. Verifique torques dos parafusos, faça monitoramento e substituição das peças de desgaste e manutenção do  alinhamento dos eixos  para usufruir de uma boa estabilidade e dirigibilidade do veículo.  A suspensão pneumática requer cuidados rápidos e simples, mas devem ser feitos com maior frequência se comparados à suspensão mecânica. Limpeza das válvulas niveladoras e da mola pneumática deverão ser feitas para garantir o bom funcionamento do sistema. Também se deve verificar se a suspensão está trabalhando na altura recomendada pelo fabricante, para certificar que o sistema pneumático não possui vazamento de ar e trabalha na pressão adequada. Peças como buchas, pinos e balancim, as que mais sofrem desgaste no sistema, também devem ser avaliadas por pessoal qualificado da rede autorizada ou mecânico de confiança.

ACOPLAMENTOS DE SEMIRREBOQUES

Antes de sair na estrada é muito importante verificar todos os itens de segurança do acoplamento, como a Quinta-Roda e o Pino-Rei, que asseguram toda a carga transportada e suportam os esforços aplicados sobre o implemento e o caminhão. A Quinta-Roda possui um limite de desgaste, principalmente na garra de travamento (gavião), no disco de fricção (ferradura) e na barra, componentes que formam o kit de travamento do sistema. Por serem itens de extrema segurança, precisam ser substituídos quando atingirem o limite máximo de desgaste, nunca serem recuperados e deve-se usar sempre peças originais JOST. Já o Pino-Rei está sempre em atrito com a garra e o disco da Quinta-Roda e, por isso, exige manutenção correta para diminuir o desgaste e aumentar sua vida útil e dos demais componentes. Outra dica é, uma vez por semana, desacoplar o conjunto, remover a graxa usada e lubrificar a Quinta-Roda e o Pino-Rei. Lembre-se de sempre fazer a manutenção correta e verificar os itens do caminhão, estas ações garantem a segurança nas estradas.

Detalhes que são comuns a todos os veículos, independentemente de serem de carga ou de passeio, como verificação de bateria, faróis e estado dos pneus, entre outros cuidados, também não devem ser esquecidos para garantir segurança de ida e volta, seja qual for o destino escolhido pelo motorista e sua família.