twitter  youtube  facebook

Notícias

18/11/2014 - Notícias
Empresa fatura R$ 150 mi criando negócios sobre rodas
por GUIA TRC

Neste ano, os food trucks tomaram conta dos grandes centros no país. Moda fora do Brasil, os carros de comida bem equipados passaram a ser uma opção para quem quer empreender. Apesar de a tendência ter se consolidado agora, negócios móveis existem há bastante tempo e são responsáveis por boa parte dos 150 milhões de reais de faturamento da empresa paulista Truckvan.

Fundada em 1992, a empresa fabrica furgões para caminhões e unidades móveis, como escolas, camarins e restaurantes. Hoje, a Truckvan tem três fábricas e mais de 350 funcionários. Desde 2008, a empresa multiplicou sete vezes seu faturamento e conseguiu, neste ano, investir 10 milhões de reais em mais uma planta fabril com quase seis mil metros quadrados.

Para Alcides Braga, sócio-diretor da Truckvan, ouvir o mercado foi essencial para conquistar este resultado. “A gente teve nos últimos anos uma linha fora do que o mercado estava fazendo, criando produtos customizados para saúde, treinamento, área de eventos. Até então não tinha um player que fazia isso”, conta.

O cliente leva a demanda e a equipe da Truckvan determina o que o carro precisa para funcionar como posto de atendimento médico, abrigo, camarim ou escola. Além de produzir para eventos como a Copa do Mundo, a empresa está começando a exportar. “Neste ano, entregamos dez agências bancárias em Angola, duas escolas móveis na Nigéria e uma unidade de saúde da mulher na Colômbia”, diz. O valor médio das carretas é de 1,5 milhão de reais.

Além dos negócios sobre rodas, a empresa manteve a produção de baús de alumínio e deve saltar de 250 para 1000 unidades ao mês com a nova fábrica. “Agora, estamos tentando fazer disso um negócio melhor e mais eficiente”, diz.

Com crescimento de mais de 10% neste ano, a expectativa é alcançar um faturamento de 150 milhões de reais. Para 2015, os planos são repetir o resultado de 2014. “A gente tem uma boa perspectiva para saúde móvel com os governos eleitos, e também para a área de eventos, com camarins móveis com transporte de artistas e empresários em festivais como Lollapalooza e Tomorrowland”, explica.

Braga, que também é presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (ANFIR), estima que este mercado deve ter uma leve retração neste ano e se manter estável em 2015. “A gente tem uma queda já de 11% em relação ao ano passado até outubro. Foi um ano difícil com queda de produção, faturamento e margem e as empresas se preparam para algo parecido com isso no ano que vem.”