twitter  youtube  facebook

Artigos

11/10/2018 - Artigos
O estômago não pensa

Uma vez um chefe me disse, sobre uma pessoa que eu ia conhecer: eu não quero que você tenha a minha opinião sobre ele. Vá conhecê-lo e forme a sua opinião. Esse domingo, vote com a sua opinião, não a da internet.

08/10/2018 - Artigos
Pisos Mínimos do Frete - Multa para Valores Ilegais/Irreais?

Será que um dia, no Brasil, vamos aprender a fazer a coisa certa, com critério, com respeito às leis, sem correria e de forma isenta, pois, se pensarmos bem, isso é tudo o que não ocorreu na decisão do governo, ratificada pelo congresso, de criar uma tabela de pisos mínimos para o frete. 

04/10/2018 - Artigos
Logística no Brasil - Como ser estratégico com as particularidades do país

Independentemente do setor ou do tamanho do negócio, uma área que pode ser considerada a principal preocupação dos empresários brasileiros é a logística. Responsável pela circulação de produtos no território nacional, este conceito faz com que a grande maioria das corporações enfrente diariamente uma série de particularidades e desafios para que consiga, de fato, crescer. Para isso, a tecnologia é um auxílio poderoso nesta busca pela automatização e eficiência.

23/08/2018 - Artigos
O cenário de incertezas provocado pelo tabelamento dos fretes

A recente greve dos caminhoneiros provocou uma série de reflexos na economia brasileira. Mudanças legislativas estão sendo elaboradas e o reflexo futuro não parece ser positivo A questão do tabelamento dos fretes é uma das pautas que provoca discórdia e poderá gerar um impacto negativo no cenário político-econômico do país.

13/08/2018 - Artigos
Parlamentarismo já

O comportamento dos políticos brasileiros tem sido muito infeliz nas últimas décadas. Se é que já foi ideal em algum tempo passado. As razões disso ocorrer parece um mistério. Não importam a cor e tendência dos partidos políticos, pois entra governo, sai governo e é sempre a mesma coisa. É comum buscarmos motivos culturais e de colonização como justificativa. Mas parece muito tempo para que isso continue sendo explicação.

01/08/2018 - Artigos
Classe Dirigente, Constituinte, Eleições e Sociedade Civil - Parte III

Se, como concluído na Parte II deste texto, a política ainda continuará gerando mais dúvidas do que certezas, posto que é impossível maiores avanços enquanto o poder político estiver centralizado nas mãos da parte corrupta e incapaz da classe dirigente brasileira, torna-se cada vez mais importante o papel da sociedade civil organizada da qual fazem parte as entidades de classe, as associações empresariais e/ou sindicais estabelecidas. Obviamente, desde que mudem o seu comportamento.

30/07/2018 - Artigos
Classe Dirigente, Constituinte, Eleições e Sociedade Civil - Parte II

Como explicitado na Parte I deste artigo, a “farra fiscal” que está agravando a situação atual e complicando ainda mais o futuro do Brasil, colocando não só nas mãos de nossos próximos governos, dificuldades e incertezas ainda maiores, mas para todo o brasileiro, não foi produzida apenas pelos nossos políticos ou detentores de cargos nos diversos poderes constituídos, como muitos fazem parecer ser.

27/07/2018 - Artigos
Carga projeto requer cuidados e seguro diferenciado

As cargas com medidas, dimensões e peso fora dos padrões que impedem o embarque em contêineres convencionais são definidas no transporte internacional como carga de projeto. Normalmente são cargas como reatores, turbinas, transformadores, geradores, guindastes, plataformas, usinas completas, pás eólicas e equipamentos de grande porte.

24/07/2018 - Artigos
Classe Dirigente, Constituinte, Eleições e Sociedade Civil - Parte I

Sem querer entrar em discussões semânticas ou conceituais, mas simplesmente para facilitar a elaboração deste texto, antes de inicia-lo, me permitirei definir dois conceitos importantes: Sociedade Civil e Classe Dirigente.

23/07/2018 - Artigos
Se você acha que a logística não pode ser um diferencial estratégico, veja os cases de sucesso da Coca-Cola e da Fedex

Do ponto de vista de algumas empresas que produzem bens de consumo, a distribuição destes bens, feita através da cadeia logística, não agrega valor ao produto e ainda gera um custo, muitas vezes alto para quem produz.